Portal Chamar Táxi

Cirurgias em 3D já começaram a ser testadas

Fonsec@

In Memoriam
Entrou
Set 22, 2006
Mensagens
29,306
Gostos Recebidos
7
cirurgia3d.jpg

As cirurgias em 3D já chegaram aos blocos operatórios, oferecendo aos médicos uma nova perspetiva do interior do corpo dos pacientes que promete facilitar e tornar mais preciso o trabalho de muitos especialistas.

A empresa Olympus desenvolveu uma técnica, ainda em fase de ensaios, que constitui uma verdadeira revolução na realização de intervenções cirúrgicas e que está a ser testada desde Dezembro pelo Hospital Universitário Clínic de Barcelona.

Trata-se da cirurgia de alta definição em 3D, que, recorrendo a óculos especiais, dá aos médicos a possibilidade de observar o corpo a três dimensões. Tudo graças a um sistema que capta as imagens através de duas lentes, processando-as depois com recurso a dois processadores que as enviam, finalmente, a um misturador, responsável pela sua junção.

A sobreposição de imagens chega, após todo o processo, a um ecrã, que dá aos cirurgiões um novo ponto de vista sobre os vários recantos do corpo humano. A cirurgia, aplicável a qualquer tipo de intervenção laparoscópica, permite reduzir consideravelmente o tempo de operação e melhorar a visibilidade, já que oferece profundidade às imagens.


"Intervenções cirúrgicas que anteriormente demoravam cinco horas passam a ser feitas em apenas duas se utilizarmos esta técnica. Há planos muito complicados de visualizar, como os da próstata ou do reto que, graças a este novo sistema, podemos ver perfeitamente", explicou Antonio de Lacy, coordenador da equipa de cirurgia gastrointestinal que tem testado a tecnologia em primeira mão.

Estas novas cirurgias facilitam, portanto, a abordagem à zona que será sujeita à operação e aumentam a segurança do paciente.

Desde o início do mês passado, a equipa de especialistas já efetou um total de 14 cirurgias laparoscópicas (procedimentos cirúrgicos minimamente invasivos) utilizando o 3D e todas com resultados "ótimos", frisou o coordenador em declarações ao site do Hospital.

BNoticias
 
Topo