Portal Chamar Táxi

Ciudadanos. O partido que negoceia no mesmo dia com PSOE e com PP

kokas

Banido
Entrou
Set 27, 2006
Mensagens
40,722
Gostos Recebidos
3
ng4298282.jpg


Alberto Rivera é o líder do Ciudadanos

Acordo. Albert Rivera, líder da terceira força mais votada nas municipais, esteve com Pedro Sánchez antes de se reunir com Mariano Rajoy.
O Ciudadanos nasceu na Catalunha em 2006, deu o salto para a política nacional em janeiro e nas eleições de 24 de maio conquistou quase 1,5 milhões de votos. Foi a terceira força mais votada nas municipais espanholas e, sem o seu apoio, o Partido Popular (PP) de Mariano Rajoy não conseguirá governar em várias regiões autonómicas onde tinha a maioria. Ontem, o líder do Ciudadanos, Albert Rivera, almoçou com o primeiro-ministro para falar de pactos pós-eleitorais. Mas antes já tinha estado com o líder da oposição, o socialista Pedro Sánchez, que lhe terá pedido para travar o PP.



"Hoje reuni-me com o primeiro-ministro espanhol e com o líder da oposição. A nova etapa que vive Espanha implica mudanças e diálogo." Foi desta forma que Rivera anunciou no Twitter as duas reuniões, sem dar mais pormenores. "Os dois encontros produziram-se no marco que deveria ser o da estrita normalidade entre os principais líderes políticos espanhóis", indicaram fontes do Ciudadanos ao El Mundo, dizendo que ambas foram reuniões de "absoluta cordialidade".

Da parte de socialistas e populares, pouco mais foi divulgado. O encontro de Rivera com Sánchez terá durado duas horas e meia e, de acordo com uma fonte do PSOE citada pela Reuters, os dois líderes concordaram em deixar para os respetivos dirigentes regionais as negociações para a formação de governos municipais e autonómicos. Afastada está a hipótese de um pacto global, que impeça o PP de governar as autonomias onde até agora detinha a maioria. Os populares precisam do Ciudadanos para poder formar governo nas comunidades de Madrid, Valência, Castela e Leão, La Rioja e Múrcia.



dn

 
Topo