Portal Chamar Táxi

Climatronic vw passat 1.9 TDI 1998

arbusto

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jun 8, 2009
Gostos Recebidos
0
Boas a todos,
Estou com um problema com a ac da minha passat,
Quando ligo a ignição o display começa a piscar durante aí uns 15 segundos e depois volta ao normal.
Fiz um scam a procura de erros com o vag com que me deu a seguinte informação:
address 08:auto hvac Labels:3Bx-9074-044.lbl
Part No:3B1 907 044 A
Component: Climatronic S 9.0
Coding:02000
Shop #:wsc 05314
VCID: 1F49E74FB7D5
1 Fault Found
00792 - A/C Pressure Switch (F129)
35-10 - - - intermittent.
Ainda tentei apagar o erro para ver se solucionava o problema mas continua tudo na mesma.
Desde já obrigado a quem me possa fornecer alguma ajuda pois não dava muito jeito nesta altura ter de gastar muito guito a reparar isto.

Cumprimentos

Arbusto

fcarocha

GF Prata
Entrou
Mai 12, 2008
Gostos Recebidos
0
Aqui tens um site onde podes ver os erros e propostas de solução:

00792 - Ross-Tech Wiki

Mas como podes ler no erro, A/C Pressure Switch

arbusto

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jun 8, 2009
Gostos Recebidos
0
Boas,
Muito obrigado pela ajuda Fcarocha.
Dando uma vista de olhos pelo site só posso dizer uma coisa MEA CULPA. O ano passado a 2 dias de arrancar para férias tive de trocar o compressor do ac, o técnico chamou-me a atenção que os filtros do gaz estavam completamente entupidos. Como os ditos filtros não chegavam a tempo de fazer a troca antes de eu ir de férias ele fez uma limpeza e eu fiquei de quando chega-se de férias fazer a dita troca mas o que é certo é que já lá vão 9 meses e os ditos ainda lá estão.
Vou passar no técnico para confirmar se realmente é esse o problema de depois dou feedback da coisa e se realmente resolveu o problema.
Mais uma vez muito obrigado e continuação de bom trabalho.

Cumprimentos

Arbusto

arbusto

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jun 8, 2009
Gostos Recebidos
0
Boas,
Peço desculpa pela demora mas finalmente fiz a troca do dito filtro mas continua tudo na mesma.
No centro de assistençia bosh detetaram que a ventoinha de refrigeração não actuava mesmo com a pressão do gaz a atingir os 27 bar quando devia arrancar aos 10bar e passar a 2 velocidade por volta dos 15bar (palavras do técnico).
Vai hoje passar a tarde ao centro bosh cá da terriola para tentar encontrar a causa do problema.
Abraço

Arbusto

arbusto

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jun 8, 2009
Gostos Recebidos
0
Boas de novo,
Tudo na mesma, após passar a tarde no centro bosh o diagnostico foi que o tubo de drenagem da condensação estava entupido e que seria essa a causa de o ac não funcionar correctamente( estranho).
O que é certo é que o problema persiste.
Alguem sabe alguma receita caseira para testar se o ventilador do radiador funciona?
Ou se é possivel testar os relés que a comandam?
Cumprimentos

Arbusto

autonp

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Gostos Recebidos
0
podes colocar corrente directa, mas se o ventilador nao estiver a trabalhar o ac so faz frio com o carro em andamento.

autonp

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Gostos Recebidos
0
Eu tive um problema identico e era o fusivel do ventilador queimado.

arbusto

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jun 8, 2009
Gostos Recebidos
0
Boas,
Tentei ligar o ventilador directo a bateria e nem sinal.
Comprei um usado, a economia não permite dar 180€ por um novo, e já esta a funcionar.
Espero que seja desta que o preblema fique resolvido.
Muito obrigado a todos.
Abraço

Arbusto

fcarocha

GF Prata
Entrou
Mai 12, 2008
Gostos Recebidos
0
Boas,
Comprei um usado, a economia não permite dar 180€ por um novo, e já esta a funcionar.
Muito obrigado a todos.
Abraço

Arbusto

trocaste o ventilador completo?

pmdias

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Jun 1, 2008
Gostos Recebidos
0
Boas,
Muito obrigado a todos.
Abraço

Arbusto
O ventilador queimado e os gajos da Bosch não deram com essa avaria!!?? Amigo, so uma coisa para alertar, penso não ser o seu caso, os ventiladores agora trabalham com linha CAN, cuidado com essa coisa de ligar 12V directos

arbusto

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jun 8, 2009
Gostos Recebidos
0
O ventilador queimado e os gajos da Bosch não deram com essa avaria!!?? Amigo, so uma coisa para alertar, penso não ser o seu caso, os ventiladores agora trabalham com linha CAN, cuidado com essa coisa de ligar 12V directos

Obrigado pela dica pmdias.Como só tinha dois fios pensei que não havia problema em ligar os 12v.
Em relação ao centro bosch tambem me pareceu estranho mas como da segunda vez que o carro lá foi tive de pedir ao meu irmão que o leva-se não sei se foi o mesmo tecnico que fez o serviço. Quando estive lá da primeira vez o técnico realmente chamou-me a atenção para o facto do ventilador não funcionar mas nesse dia já não tinha mais tempo para fazer testes.
Durante a semana não as minhas viagens são curtas então só no fim se semana é que vou poder testar a coisa a sério.
Depois dou feedback para ver se é desta que fica resolvido.

Última edição:

autonp

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Gostos Recebidos
0

Estavamos a falar de um carro de 1998, por isso não havia problema nenhum em ligar os 12v directos, mas nos novos a conversa já é outra, se bem que com o vag com é possivel fazer o teste ao ventilador.

Cumps

pmdias

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Jun 1, 2008
Gostos Recebidos
0
amigo autonp, á carros de 98 já com linhas CAN, mas neste caso não se aplica. E sim, com a maquina d diagnostico dá para ver em " teste de actuadores" se a ventoinha funciona.
Cumpr.

arbusto

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jun 8, 2009
Gostos Recebidos
0
amigo autonp, á carros de 98 já com linhas CAN, mas neste caso não se aplica. E sim, com a maquina d diagnostico dá para ver em " teste de actuadores" se a ventoinha funciona.
Cumpr.

Boas,
Também é possivel fazer esse tipo de teste com o vag-com?
Ainda não pode testar se o ar condicionado funciona a 100% com o novo (usado) ventilador, com o trabalho que tenho tido acho que só na viagem a caminho das férias é que vou fazer o derradeiro teste.
Cumprimentos

pmdias

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Jun 1, 2008
Gostos Recebidos
0
Caro amigo, para testar se funciona basta ligares o AC e verificar se faz frio ou não. Ao ligares o AC deves ouvir o atracar da embraiagem do compressor e logo de seguida o ventilador liga. Se queres verificar as pressões, isso só com a maquina. (Baixa 2bar+-; Alta 15bar+-)

arbusto

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jun 8, 2009
Gostos Recebidos
0
Caro amigo, para testar se funciona basta ligares o AC e verificar se faz frio ou não. Ao ligares o AC deves ouvir o atracar da embraiagem do compressor e logo de seguida o ventilador liga. Se queres verificar as pressões, isso só com a maquina. (Baixa 2bar+-; Alta 15bar+-)

Boas,
pmdias o ac sempre funcionou, ouvia o atracar do compressor e essas cenas todas só que ao fim de alguns kms começava a deitar o ar quase a temperatura ambiente.
Só queria fazer uma viagem maior para ver se realmente a causa de isso acontecer éra o ventilador avariado.
O queria saber é ae com o vag-com é possivel fazer o teste aos actuadores como foi mencionado ou se é necessário algum equipamento pro para o fazer.
Cumprimentos
Arbusto

pmdias

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Jun 1, 2008
Gostos Recebidos
0
penso que com o VAG com da para fazer esse teste. No entando se me diz que o compressor funciona e passado algum tempo deixa de fazer frio, pode ser o proprio compressor. Ja tive situaçoes identicas e tive que trocar o filtro desumidificador e o compressor.

pmdias

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Jun 1, 2008
Gostos Recebidos
0
O que deves fazer é medir as pressões quando o compressor está a fazer frio e depois quando deixar de fazer frio..provavelmente as pressões devem ser identicas quando o AC não faz frio, se assim for estamos perante um compressor avariado, tera algum mecanismo interno avariado. Deves ver tb se aumentares a velocidade do ventilador interior se as pressões varial, se estas variarem entao tens a valvula de auto regulaçao avariada. mas eu acho mesmo que esse compressor esta em fim de vida.