Portal Chamar Táxi

COISAS e LOISAS

lilinha

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Nov 1, 2008
Mensagens
14
Gostos Recebidos
0
Este tópico tem como primordial objectivo divulgar respostas rápidas a pequenas questões cujas soluções não se encontram em qualquer compêndio, sejam elas de natureza histórica, linguística, filosófica ou outra.
Assim, irei colocar, tanto quanto me for possível, uma pequena questão por dia com a respectiva resposta que poderá, eventualmente ser enriquecida com mais conhecimentos sobre a mesma, por quem se dignar visitar este espaço e possa até, desta forma, contribuir para o engrandecimento da resposta.
O vocabulário que irá ser utilizado é do domínio geral para uma melhor compreensão do leitor. Qualquer vocábulo que pareça menos usual será explicado em notas de rodapé. Todos os tópicos são de minha autoria.
 
Última edição:

lilinha

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Nov 1, 2008
Mensagens
14
Gostos Recebidos
0
Quais foram os primeiros frigoríficos medievais?

Num tempo em que não existia nem electricidade nem congelação, o azeite e o sal tornaram-se bens de primeira necessidade.
O azeite, cultura que em Portugal sofreu um grande incremento com a ocupação romana, não só servia para a iluminação como substituía os frigoríficos de hoje ao conservar todo o tipo de carnes e enchidos e a ser ainda, um medicamento para curar males do corpo e para benzeduras da alma.
Quanto ao sal, se para o povo constituía a moderna arca congeladora ao salgar peixe e carne, para o rei chegou, inclusivamente, a ser moeda de troca com que se pagaram muitas das nossas importações.

Nota de rodapé: a época medieval decorre entre o séc. V e o séc. XV.
 

lilinha

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Nov 1, 2008
Mensagens
14
Gostos Recebidos
0
Como se vivia nas casas pobres durante a Idade Média?

As casas dos pobres camponeses dos inícios da fundação da nacionalidade mais não tinham que um só compartimento que servia para todas as actividades da vida diária e onde vivia toda a família, desde o bebé até ao velho avô.
Os móveis eram considerados supérfluos à excepção das velhas masseiras e de um armário tipo mosqueiro; se no primeiro se guardava o pão, no segundo, arrecadava-se todo o tipo de outros alimentos como queijo, peixe frito e outros.
As camas eram quase sempre enxergões colocados sobre caixotes ou mesmo, para os mais novos, palha colocada sobre o chão, directamente. Os adolescentes poderiam acomodar-se sobre a mesa que durante o dia servia para se comer.
Teria que esperar-se pelo século XVI-XVII para que as paredes das divisões, principalmente as que separavam os quartos, fizessem a sua aparição
 

Satpa

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
9,470
Gostos Recebidos
1
Desculpa interromper a sequência dos posts, mas não poderia deixar passar, sem agradecer-te a iniciativa, que de uma maneira simples e directa torna o conhecimento da História interessante.:espi28:

Vou colocar este Post fixo, para que mais facilmente se dê a devida continuidade.

Obrigada lilinha pela contribuição:espi28:

Bjs
satpa
 

lilinha

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Nov 1, 2008
Mensagens
14
Gostos Recebidos
0
Que relações existiam entre homens e mulheres do povo na Idade Média?

As mulheres eram consideradas seres inferiores, de pouca importância e de servidão completa ao marido.
Dominada pelo pai passaria, depois de casada, a sê-lo pelo marido.
Cada um tinha os seus próprios afazeres; assim à mulher estavam-lhe reservadas todas as tarefas domésticas desde o ir buscar água à fonte até ao lavar dos trapos no ribeiro sem esquecer os trabalhos na lavoura. Todo o seu tempo era contado e saídas ou visitas a amigas estavam-lhe interditadas.
O homem trabalhava no campo, cuidava dos animais mas tinha liberdade para se juntar com outros homens nas tascas medievais e a distrair-se com jogos diversos.
Homens e mulheres comiam separadamente; primeiro o homem com a mulher atrás dele sempre pronta para o servir.
Até na Igreja os lugares cimeiros eram para os homens e, curiosamente este hábito, em Portugal, só se perdeu no século passado. Ser mulher era duro!
 

lilinha

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Nov 1, 2008
Mensagens
14
Gostos Recebidos
0
Será que o Homem terá vindo do macaco?

Obviamente que não porque, a ser assim, hoje não existiriam macacos. O que o homem teve com o macaco foi um mesmo ser – ancestral comum, que por causas naturais como a procura de comida, a irregularidade do clima e outras, se desceu das árvores para o solo originando uma nova adaptação a um novo habitat; os seus irmãos e restante família que habitava outras regiões onde estes fenómenos se não passaram, permaneceram na mesma linha. Por isso, os primeiros evoluíram para o homem actual e os restantes permaneceram iguais. Logo, hoje há homens e macacos.
 
Topo