Portal Chamar Táxi

Colaborador palestiniano de Israel condenado a pena de morte em Gaza

kokas

Banido
Entrou
Set 27, 2006
Mensagens
40,722
Gostos Recebidos
3
ng4530230.JPG


Militantes do Hamas transportam no início deste mês o corpo do seu camarada Abdulrahman Abu Nqeira,morto numa explosão em Rafah, na faixa de Gaza




Um tribunal militar na Faixa de Gaza, controlada pelo Hamas, condenou hoje um palestiniano à pena de morte, acusando-o de colaborar com Israel durante a guerra, informou a agência palestina Maan.
O tribunal condenou o homem, de 30 anos, à pena de morte por enforcamento, segundo o 131.º artigo do Código Penal Revolucionário de 1979.
Outros 2.100 palestinianos e 73 israelitas, que prestaram informações aos serviços secretos israelitas durante os 50 dias de guerra, foram condenados à pena de morte por enforcamento.
A lei palestiniana prevê a pena de morte para quem colaborar com Israel, o que gerou uma discussão controversa entre o governo do Hamas, que defendia esta pena, e as agências internacionais e organizações de defesa dos Direitos Humanos, que ripostavam dizendo que essa não era a solução.
Para a pena de morte ser sentenciada, o Presidente palestiniano, Mahmoud Abbas, deve aprovar o veredicto, mas desde 2007 que o movimento Hamas rejeita qualquer tipo de autoridade que o chefe de Estado possa ter a nível judicial.
Em agosto do ano passado, durante a guerra, os militantes do braço armado do Hamas e as suas forças de segurança executaram 18 colaboradores, alguns em praça pública, utilizando estas execuções como medida de dissuasão.


dn
 
Topo