- Entrou
- Out 11, 2006
- Mensagens
- 39,078
- Gostos Recebidos
- 467

Um coleção de 24 CD com 188 fados interpretados por cerca de 100 cantores é apresentada hoje no Museu do Fado, em Lisboa, pelo seu responsável, o estudioso José Manuel Osório.
«Fados do Fado», com a chancela da Movieplay Portuguesa, lista de A a Z os fadistas desde a década de 1930 à actualidade em 18 discos, dedicando seis a temáticas específicas: «Guitarradas», «Desgarradas», «Fado no Cinema», «Fado e os Teatros», «Fado Humorístico» e «Velha Guarda».
A actual colecção partiu de uma outra editada em 1998, mas traz novidades «e muitos dos fados aqui registados não existiam ainda em CD», disse José Manuel Osório.
O especialista salientou que cada fado tem uma ficha com data de gravação, autores, acompanhadores, tipo de fado ou o nome pelo qual é referenciado no meio fadista e a etiqueta discográfica para a qual se gravou originalmente.
Entre os vários nomes seleccionados encontra-se Amália Rodrigues, Alfredo Marceneiro, Fernanda Maria, Estela Alves, Maria Teresa de Noronha, Hermínia Silva, Fernando Maurício, Berta Cardoso, António Rocha, Mariana Silva, José Coelho e os guitarristas Alcino Frazão, António Chaínho, Acácio Gomes, Francisco Carvalhinho e Raul Nery.
A sessão conta com a participação de Anita Guerreiro, que está representada na colecção com os fados «Os Beijos Também cansam», «Encontro (Ao Fim da Tarde)», «Coração não Batas Tanto» e «A Tristeza dos Teus Olhos».
A fadista será acompanhada à guitarra portuguesa por António Parreira e à viola por Guilherme Carvalhais.
Lusa/SOL