Portal Chamar Táxi

Informação Com frio? Outono chega hoje e traz descida da temperatura

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
47,802
Gostos Recebidos
1,128
naom_56c74a9ba3c19.webp


Se saiu de casa hoje com a sensação de que tinha se esquecido de algo, provavelmente sabemos do que se trata. Acostumado ao calor de um dos verões mais quentes de sempre em Portugal, esta manhã acordou mais fresca e, provavelmente já desabituado, não se lembrou do casaco. Fez mal!


É que o outono arranca hoje e, este ano, decidiu fazer-se acompanhar de uma brisa fresca.


Quem não se preparou para isso, deve ter começado o dia já a bater o dente. É que apesar de o equinócio de outono estar marcado apenas para as 18h19 desta segunda-feira, as diferenças já se começam a sentir.


Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), o primeiro dia de outono será de de céu pouco nublado ou limpo, vento forte na faixa costeira ocidental e terras altas e uma pequena descida da temperatura mínima, que se sentiu logo pela manhã.


“Esta descida de temperatura [...] deve-se à influência de fluxo de norte e de transporte de ar relativamente frio para o território, no início da semana”, detalhou o IPMA, num comunicado emitido na sexta-feira.


Temperaturas para o 1.º dia do outono


Segundo as previsões dos meteorologistas Ângela Lourenço e Bruno Café, para a Grande Lisboa e Grande Porto prevê-se, para o dia de hoje, céu pouco nublado ou limpo, vento fraco a moderado, em especial durante a tarde. E pequena descida da temperatura mínima. Lisboa vai chegar aos 23ºC de máxima e 13ºC de mínima, enquanto o Porto vai chegar aos 21ºC e 10ºC, respetivamente.


Faro, Beja e Évora são os distritos mais quentes com 26ºC de máxima, enquanto Guarda Viseu e Bragança são as regiões com temperatura mais baixa. A Guarda é mesmo o distrito mais frio, esta segunda-feira, com 4ºC de mínima e 16ºC de máxima.


O outono vai terminar no dia 21 de dezembro, com a entrada do inverno às 21h48 desse dia.


Previsão para toda a semana


A primeira semana de outono promete vir a ser inconstante no que às previsões meteorológicas dizem respeito.


Embora a semana tenha 'acordado' mais fresca, prevê-se que a partir de amanhã haja uma nova subida das temperaturas, com os termómetros a chegar, em média, aos 29ºC na zona Centro.


O final da semana vai trazer nuvens e para o fim de semana há mesmo a previsão de chuva para alguns distritos do país, nomeadamente Aveiro, Braga, Bragança, Coimbra, Leiria, Lisboa, Porto, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu.


Portugal registou verão mais quente dos últimos 94 anos


O outono chega depois de Portugal ter registado, este ano, o verão mais quente dos últimos 94 anos, tendo sido marcado por três ondas de calor, com a temperatura média a assinalar mais 1,55 graus Celsius (ºC) do que o normal, anunciou hoje o IPMA.


Segundo a análise preliminar do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, foram registados os valores mais altos de temperatura média e máxima desde 1931, num ano que foi "extremamente quente e extremamente seco".


"Foi o verão mais quente desde 1931, com uma média da temperatura média do ar de 23,51°C, mais 1,55°C acima do valor normal (1991-2020)", concretiza o IPMA.

IN:NM
 
Topo