kokas
GF Ouro
- Entrou
- Set 27, 2006
- Mensagens
- 40,723
- Gostos Recebidos
- 2
Militares ucranianos regressam da frente de batalha
Diretor de jornal independente russo Novaya Gazeta diz que irá publicar um documento de estratégia do Kremlin no qual é revelada a preparação da invasão do Leste ucraniano
Anatoliy Stelmakh, tenente e porta-voz militar ucraniano, afirmou ontem à imprensa que os rebeldes pró-russos continuam a disparar, o que impede a retirada das armas pesadas da frente leste do país, como está previsto no Acordo de Minsk. Outras fontes avançaram, porém, que os separatistas não retirariam qualquer arma ontem por se tratar de um dia feriado respeitado na Rússia e que vem do tempo da União Soviética: Dia dos Defensores da Mãe Pátria.
A retirada das armas pesadas da linha da frente deveria ter começado durante o fim de semana mas os separatistas pró-russos, que ocuparam a cidade de Debaltseve já após a assinatura do Acordo de Minsk, continuam a pressionar as tropas ucranianas, segundo Kiev. "Os rebeldes não pararam as suas tentativas para forçar as nossas posições em Shyrokyne, em direção a Mariupol. À meia-noite, grupos armados tentaram, sem sucesso, atacar os nossos soldados. A batalha durou meia hora", disse Stelmakh.
Eduard Basurin, porta-voz dos rebeldes, confirmou ter havido combates entre as duas partes em Shyrokyne. Disse ainda que, antes do tiroteio, as duas partes mantiveram acessa discussão pela rádio.
dn