• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Comente este acidente ( real ) e diga-nos o seu parecer sobre o mesmo …

billshcot

Banido
Entrou
Nov 10, 2010
Mensagens
16,633
Gostos Recebidos
156
Comente este acidente ( real ) e diga-nos o seu parecer sobre o mesmo …

Croqui do acidente -» :left:79094677_1350765975095916_2597589649320837120_n.jpg

Neste cruzamento, este acidente, aqui no croqui, é um dos que mais ocorre , quer neste plano quer mesmo no inverso nas acessibilidades das vias aqui envolvidas .

O veículo vermelho ( A ) fazia o itinerário da Praça Gomes Freire de Andrade ( dotada com STOP ) para a Avenida 25 de Abril .

O veículo verde ( B ) fazia o itinerário da Avenida dos Pescadores para a Praça Gomes Freire de Andrade .

Os veículos embateram ligeiramente , conforme se percebe pelo diagrama anexo, havendo apenas a registar alguns danos materiais já que ambos na iminência do embate accionaram os sistemas de travagem … !

De imediato , e mesmo não conhecendo-se bem o local, fica-se com a ideia de quem foi a culpa do acidente , mas após análise mais atenta constatamos que afinal não é o que parece ser .


Para que este tipo de acidentes não ocorra :

Espere sempre o inesperado
Mantenha uma velocidade moderada
Faça uma recolha precisa dos dados - via e veículos
Antecipe as acções dos outros condutores
Evite distracções e fique atento
Não faça suposições sobre as intenções dos outros condutores
Cumpra o Código da Estrada
 

D.Corleone1

GF Ouro
Entrou
Fev 22, 2020
Mensagens
503
Gostos Recebidos
1
Tendo em conta que apesar de ter saído do stop, o veiculo A já se encontrava numa posição bastante avançada, em minha opinião e até poderei estar enganado, a culpa deverá ser atribuida ao veiculo B porque além de não fazer a devida trajectória e mesmo apresentando-se à direita deveria neste caso ceder a passagem ao veiculo A
 

benfas69

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 5, 2016
Mensagens
57,170
Gostos Recebidos
2,360
Eu penso que a culpa é do B.

O sinal stop será (?) para a via anterior à Avenida dos Pescadores.
 

sam

GF Ouro
Entrou
Out 8, 2006
Mensagens
630
Gostos Recebidos
0
Na minha opinião, o veiculo vermelho (A) teria que parar para dar prioridade ao veiculo verde (B).
No entanto, é visível que o veiculo (B), não faz a sua entrada, na via que pretende alcançar, da forma correta.
Dando até a impressão pelo desenho/croqui, que é mesmo o (B) que bate no (A).
Vários factores como a velocidade, a distracção ou a confiança e a falta de pisca podem alterar muito aquilo que nos parece evidente numa primeira abordagem.
Se possível gostaria de saber o resultado das seguradoras e a justificação.
Fui dado como culpado em um acidente idêntico à muitos anos em que realmente tinha STOP, e sim tive isso em conta, o que me traiu foi a velocidade e a distracção do condutor do veiculo que vinha da minha direita. Só deu tempo de eu saltar do motociclo que conduzia e parti o para brisas do veiculo que só parou por ter ficado com as rodas no ar e o motociclo por baixo. O condutor saiu do veiculo muito aflito a perguntar que tinha acontecido, admitindo que nem viu o que lhe partiu o para brisas. no local assumiu a culpa pois vinha em excesso e distraído, mas no dia seguinte depois de ter consultado o seu agente, deu o dito por não dito, pois eu tinha um STOP.
Como a minha ida ao hospital também não revelou fracturas, a minha companhia também me aconselhou a aceitar, mas confesso: ainda hoje não me sinto culpado, pois parei no STOP, vi o veiculo longe, avancei e quando olhei de novo só deu para saltar.
 

billshcot

Banido
Entrou
Nov 10, 2010
Mensagens
16,633
Gostos Recebidos
156
Há aqui a ter em atenção três casos :

1 - O veículo vermelho ( A ) fazia o itinerário da Praça Gomes Freire de Andrade ( dotada com STOP ) para a Avenida 25 de Abril . Sendo o STOP um sinal de via , a sua prescrição começa depois de ser ultrapassado ( na Praça Gomes Freire de Andrade, obviamente depois de aqui ter efectuado paragem ) e tem acção directa, até à mudança de direcção (Avenida 25 de Abril – nova via ) . Conclui-se aqui , que o veículo vermelho ( A ) terá perda de prioridade sobre o trânsito que procede da Avenida dos Pescadores .

2. O veículo verde ( B ) fazia o itinerário da Avenida dos Pescadores para a Praça Gomes Freire de Andrade . Em condições normais ( regra da prioridade à direita ) este veículo terá prioridade sobre todo o trânsito que se apresente pela sua esquerda , ( mesmo que em atravessamento ) . Ora o que acontece aqui é que este veículo verde (B) procedeu a um modo de circulação irregular , ao fazer um atravessamento em diagonal , para a mudança de direcção, não cumprindo neste caso a regra , salvo sinalização em contrário, ( o que não é aqui o caso, ) de fazer a perpendicular, para efectuar a mudança de direcção .

3. Pela imagem apercebe-se, e na verdade foi o que aconteceu, o veículo verde ( B ) foi embater no veículo vermelho ( A ) , registando-se aqui duas irregularidades flagrantes ., na sua marcha : a) Circulação em diagonal ( atravessamento ) em cruzamento, para mudança de direcção ; b) Invasão de via , ao circular ( com embate ) na via onde circulava e bem o veículo vermelho ( A ) .

Nota :
A culpa do acidente foi atribuída ao veículo verde ( B ) , com acordo comum entre as seguradoras envolvidas !
 
Última edição:

sam

GF Ouro
Entrou
Out 8, 2006
Mensagens
630
Gostos Recebidos
0
Obrigado pelo esclarecimento.
Julgo ser uma informação muito útil, para quem faz, ou tenta fazer conforme as regras,
mas também para quem tem as regras muito para baixo na sua lista de prioridades.
Para mim, gostei da (aula).
 

benfas69

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 5, 2016
Mensagens
57,170
Gostos Recebidos
2,360
Obrigado pelo esclarecimento.
Julgo ser uma informação muito útil, para quem faz, ou tenta fazer conforme as regras,
mas também para quem tem as regras muito para baixo na sua lista de prioridades.
Para mim, gostei da (aula).

Realmente foi porreiro.

Agradeço o trabalho nestas questões (e outros também...) do moderador billschot.

Fica aqui se calhar lançado um desafio para colocar mais situações de análise das regras de trânsito.

Mas importante mesmo é também a participação do maior numero possível de users a estas questões...

Abraço
 

billshcot

Banido
Entrou
Nov 10, 2010
Mensagens
16,633
Gostos Recebidos
156
Obrigado pelo esclarecimento.
Julgo ser uma informação muito útil, para quem faz, ou tenta fazer conforme as regras,
mas também para quem tem as regras muito para baixo na sua lista de prioridades.
Para mim, gostei da (aula).

É que ás vezes nem sempre o que parece é . Aqui o caso presente .
 

billshcot

Banido
Entrou
Nov 10, 2010
Mensagens
16,633
Gostos Recebidos
156
Realmente foi porreiro.

Agradeço o trabalho nestas questões (e outros também...) do moderador billschot.

Fica aqui se calhar lançado um desafio para colocar mais situações de análise das regras de trânsito.

Mas importante mesmo é também a participação do maior numero possível de users a estas questões...

Abraço

Vamos ver o que acontece ... ! Quanto à participação já sabemos que é pena assim ser ... enfim ! Obrigado amigo .
 
Topo