• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Notícias Comisão Nacional de Eleições garante recenseamento em Cabo Delgado

Roter.Teufel

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Out 5, 2021
Mensagens
16,872
Gostos Recebidos
714
Comisão Nacional de Eleições garante recenseamento em Cabo Delgado

img_900x508$2023_09_12_14_32_40_1441237.jpg


Paulo Cuinica refere que vão ser observadas as medidas de segurança face aos ataques dos últimos meses.

A Comissão Nacional de Eleições (CNE) de Moçambique garantiu esta quinta-feira que o recenseamento para as eleições gerais de outubro vai realizar-se em toda a província de Cabo Delgado, observando medidas de segurança face aos novos ataques armados.

"A situação de Cabo Delgado é delicada, mas nem por isso os órgãos eleitorais vão deixar de realizar o recenseamento em todo o território da província, dependendo das condições de segurança que lá houver", disse o porta-voz da CNE, Paulo Cuinica, durante uma conferência de imprensa em Maputo.

Segundo a CNE, as pessoas serão recenseadas na região onde estiverem, após algumas se terem deslocado devido a nova onda de ataques e movimentações que se registam em Cabo Delgado, depois de um período de relativa estabilidade.

Nas últimas semanas têm sido relatados casos de ataques de grupos insurgentes em várias aldeias e estradas da província, inclusive com abordagens a viaturas, rapto de motoristas e exigência de dinheiro para a população circular em algumas vias.

"Nós estamos a trabalhar com as autoridades locais e com as Forças de Defesa e Segurança para que possamos realizar o recenseamento em toda a província de Cabo Delgado", referiu Paulo Cuinica, num processo que vai decorrer entre 15 de março e 28 de abril em Moçambique.

As eleições gerais estão agendadas para 9 de outubro, incluindo presidenciais, às quais já não pode concorrer o atual chefe de Estado e líder da Frelimo, Filipe Nyusi, por ter atingido o limite constitucional de dois mandatos.

O grupo extremista Estado Islâmico (EI) reivindicou há uma semana a autoria de um ataque terrorista em Macomia, em Cabo Delgado, e a morte de pelo menos 20 pessoas, um dos mais violentos em vários meses.

A província de Cabo Delgado enfrenta há seis anos alguns ataques reivindicados pelo EI, o que levou a uma resposta militar desde julho de 2021, com apoio do Ruanda e da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC), libertando distritos junto aos projetos do gás.

Correio da Manhã
 
Topo