Portal Chamar Táxi

Comissão parlamentar britânica critica universidade no caso climategate

ecks1978

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Out 29, 2007
Mensagens
953
Gostos Recebidos
0
Uma comissão parlamentar britânica concluiu que não há evidências de que cientistas terão manipulado dados para provar a tese do aquecimento global, mas criticou que se tenha negado acesso a informação aos cépticos das alterações climáticas.

O inquérito parlamentar fora lançado em Janeiro, na sequência da divulgação de centenas de emails do Centro de Investigação Climática da Universidade de East Anglia. Em algumas mensagens, climatologistas de renome mundial discutiam estratégias para se evitar que determinada informação chegasse aos cépticos. Também falavam de um "truque" com os dados e de uma forma para "esconder o declínio" de uma determinada série de temperaturas.

Depois de ouvir várias testemunhas e ler 58 depoimentos escritos, a comissão classificou aquelas referências como "termos coloquiais utilizados em emails privados", que "não faziam parte de uma tentativa sistemática de enganar". O que mais preocupou os deputados foram as tentativas da universidade para bloquear pedidos dos cépticos ao abrigo da lei de acesso a informações públicas. A comissão concluiu que a Universidade de East Anglia "aparentemente" tentou encontrar formas de contornar a lei e que este assunto merece ser melhor investigado.

A universidade tem dois inquéritos independentes em curso sobre este caso, conhecido como climategate: um sobre o conteúdo dos emails e outro sobre a produção científica do seu Centro de Investigação Climática.
publico
 
Topo