• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Como a Homeopatia activa as suas defesas

migel

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
15,631
Gostos Recebidos
0
Como a Homeopatia activa as suas defesas

<TABLE cellSpacing=0 cellPadding=3 align=right><TBODY><TR><TD bgColor=#eeeeee>
hemopatia.jpg

Imagem</TD></TR></TBODY></TABLE>Conheça os casos em que esta terapia é mesmo eficaz A Homeopatia activa a capacidade curativa do organismo. Este é um método terapêutico que se baseia em administrar pequenas doses de substâncias medicamentosas.

Em grandes dosagens, estas produzem efeitos semelhantes aos da doença que está a ser tratada) para activar as defesas do nosso próprio organismo e alcançar, pouco a pouco, a melhoria ou cura das doenças.

O princípio por detrás deste tratamento é similia similibus curentur, o semelhante cura o semelhante. O termo Homeopatia é derivado de duas palavras gregas: homeo (semelhante) e pathos (sofrimento).

Apesar desta técnica ser utilizada desde os tempos de Hipócrates, foi Samuel Hahnemann quem, em finais do século XVIII, determinou qual a forma de preparar e administrar a Homeopatia.

Em Portugal, a Homeopatia é reconhecida legalmente como uma terapêutica não convencional (juntamente com a Acupunctura, a Osteopatia, a Naturopatia, a Fitoterapia e a Quiroprática), desde 2003 (decreto lei 45/2003).

Onde é que os produtos homeopáticos estão à venda?

Existem mais de 3.000 remédios homeopáticos, integralmente à base de substâncias naturais (vegetais, animais e minerais), que são administrados em pequenas doses diluídas e dinamizadas (processo que consiste, em agitar a mistura, e que é responsável pela activação das substâncias).

Assim como nos restantes países europeus, os medicamentos homeopáticos são regulados pelo Ministério da Saúde, receitados por médicos (homeopatas ou médicos de família) e estão à venda em farmácias.

Podem ser tomados juntamente com outros medicamentos?

Sim, a Homeopatia actua em níveis terapêuticos distintos e é compatível com a medicina tradicional. Para além disso, a Homeopatia pode ser utilizada para tratar crianças.

Este tipo de medicação é inofensiva em todas as idades e não tem efeitos secundários. Apesar das doses pequenas deste tipo de fármacos, é aconselhável evitar a automedicação.

Trata todo o tipo de doenças?

A Homeopatia é uma ferramenta terapêutica útil e eficaz no tratamento de doenças tanto agudas como crónicas. Estuda o doente e ajuda-o a recuperar o seu equilíbrio dinâmico (embora não recupere as estruturas e funções fisiológicas que foram destruídas). Em algumas ocasiões pode alcançar a cura, noutras, ajuda a conseguir uma melhoria significativa, e noutras ainda, alivia o problema.

Em que casos é que a Homeopatia é eficaz?

Tem demonstrado resultados benéficos sobretudo em doenças com uma componente psicossomática, que, por sua vez, podem estar na origem de outros transtornos, bem como no alívio de sintomas de doenças crónicas.

É usada sobretudo em crianças, grávidas, pacientes muito medicados e em idosos. E em casos de:

Ansiedade, angústia, stress, depressão, insónias
Cansaço, anemia, falta de energia
Cefaleias, enxaquecas
Dificuldades respiratórias
Problemas do aparelho digestivo: gastrites, úlceras, diarreias, prisão de ventre
Problemas ginecológicos: menstruações dolorosas, síndrome pré-menstrual, menopausa
Eczemas, urticárias, alergias solares, acne, furúnculos de repetição, herpes simplex e zoster, psoríase, verrugas...

Equilíbrio físico e mental

Do ponto de vista do homeopata, a doença é um desequilíbrio da energia vital.

Por isso, o tratamento homeopático abarca a pessoa como um todo, tentando devolver-lhe a harmonia tanto a nível orgânico como psicológico.

Para saber mais:


Fonte:Sapo


 
Topo