• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Como cuidar de uma Pimenteira

Satpa

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
9,473
Gostos Recebidos
1
Como cuidar de uma Pimenteira

1081_23.jpg


Pimenta Dedo-de-Moça

A pimenta é uma planta que não apresenta grandes dificuldades em seu plantio, pode ser cultivada até mesmo em vasos pequenos e simples, para consumo próprio ou até mesmo como ornamento em terraços de apartamentos e residências. O ideal é destinar uma área livre com um raio aproximado de 30 à 40 cm para cada planta seja, um local simples, vaso, canteiro, e etc.

Não existe problema algum em utilizar proporções menores, caso não seja possível algo dentro das características mencionadas anteriormente.

A única diferença será com relação ao desenvolvimento da pimenteira, pois uma área próxima à indicada gera um grande fator de benefício para seu crescimento.

As pimenteiras apreciam climas quentes, tornando o Brasil como mais uma localidade de grande sucesso para seu cultivo no mundo.

Em regiões que apresentam probabilidade de geadas ou quedas bruscas de temperatura, é necessário planejar seu plantio para evitar que fiquem muito tempo expostas a temperaturas muito baixas.

Elas necessitam em média de 40 à 90 dias para amadurecerem e durante todo esse período é aconselhável protegê-las para evitar que sofram algum dano.

Pragas na Pimenteira e seus tratamentos

pimenteiras.jpg

As pimenteiras são plantas que apresentam facilidade para seu cultivo, pois não requerem cuidados excessivos e são realmente atraentes pela apresentação de seus frutos, bem como seu sabor. Mas às vezes algumas pragas ou doenças podem surgir, causando aborrecimento e mesmo dando um certo trabalho para o cuidado com a planta, sendo uma delas é a Antracnose.


Dicas de como combatê-la:

A Antracnose é uma doença causada por fungos que podem atingir as plantas da pimenta em qualquer estágio de seu desenvolvimento. Seu aparecimento é favorecido pelo aumento da umidade relativa do ar, principalmente em períodos de chuva ou mesmo pela utilização de irrigação por aspersão (borrifar ou respingar).


As áreas da planta atingidas por essa doença apresentam marcas circulares com núcleo escuro ou alaranjado. A doença é altamente destrutiva e propaga-se com grande velocidade devido a facilidade de transmissão de seus esporos através da água. Ela pode surgir tanto devido à sementes infectadas, de procedência duvidosa, bem como de restos de cultivo anteriores.

Uma epidemia pode arrasar até 100% da produção se não for detectada a tempo.


Caso seja detectado a presença desses fungos em uma de suas plantas, é aconselhável destruí-la por completo para evitar a propagação. Não se deve utilizar restos de outros cultivos como parte de composto para preparação do solo para uma nova plantação. O controle das ervas daninhas também é muito importante, pois elas geralmente são hospedeiras desses fungos.

Outra dica interessante é evitar a irrigação por aspersão, ou seja, deve-se focar o despejo da água sobre o solo em torno da planta, nunca em seu caule, folhas e frutos. O excesso de nitrogênio na adubagem também favorece o aparecimento desses fungos.


Em boa parte dos casos, utilizam-se fungicidas para o tratamento da doença. Mas isso não evita a possibilidade de uma epidemia. Por esse motivo o tratamento preventivo é de enorme valia para garantir a saúde de suas plantas.

PlantaSonya
 
Topo