kokas
GF Ouro
- Entrou
- Set 27, 2006
- Mensagens
- 40,723
- Gostos Recebidos
- 2

Os estrangeiros podem agora ter "e-residência" na Estónia sem nunca ter entrado no país
Por apenas 50 euros, os interessados podem ter uma identificação que lhes permite ter uma vida digital na Estónia, assinando documentos e mantendo empresas.
O Parlamento da Estónia aprovou na terça-feira uma lei que permite que estrangeiros possam comprar uma identificação digital estónia, reporta o Wall Street Journal. Esta "identidade digital", diz um secretário-geral do governo estónio, Taavi Kotka, vai ter uma garantia estatal de que o utilizador é quem diz ser.
Quem tenha esta identificação vai poder usar serviços estatais online, registar e gerir uma empresa, usar os serviços bancários e assinar documentos.
A identificação vai custar 50 euros, e para a obter vai ser preciso deixar dados biométricos, como as impressões digitais. Para já, esta só pode ser obtida na própria Estónia, mas o governo espera que, para o ano, as candidaturas já possam ser feitas em embaixadas. Assim, estrangeiros poderão ser "residentes eletrónicos" da Estónia sem nunca ter entrado no país.
A Estónia, que é já uma grande força tecnológica, é a primeira a criar esta "e-residência." Foi o primeiro país a implementar o voto online nas eleições gerais. O Skype é só uma de grandes empresas tecnológicas com sede no país.
dn