Portal Chamar Táxi

Como pode o chocolate ajudar na luta contra a demência?

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
39,085
Gostos Recebidos
481
ng1273680_435x190.jpg


De acordo com o estudo realizado pela Universidade de L’Aquila, na Itália, o consumo diário de cacau pode melhorar a memória e o raciocínio de idosos que possuem comprometimento cognitivo.
A pesquisa sugere que o efeito benéfico se deve à presença de flavonóides (composto químico, com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, associado a um menor risco de demência).
Pode ser encontrado em vários alimentos, incluindo produtos que contenham maior percentagem de cacau, como o chocolate amargo.
Para o estudo foram seleccionadas 90 pessoas com idade igual ou superior aos 70 anos que sofressem de transtorno cognitivo leve.
Os participantes foram divididos em três grupos de 30 e, durante oito semanas, consumiram diariamente quantidades altas, médias ou baixas de uma bebida com cacau.
Esta dieta foi restrita à ingestão de outras fontes flavonóides (alimentos e bebidas que não fossem à base de cacau, tal como frutas vermelhas, chás e vinhos tintos).
As funções cognitivas dos pacientes foram avaliadas por testes de factores, incluindo memória de trabalho e velocidade de processamento.
Na análise deste procedimento, os investigadores observaram que os indivíduos que ingeriram níveis altos e médios da bebida apresentaram melhor desempenho cognitivo global, na capacidade de relacionar estímulos visuais a respostas motoras e memória de trabalho.
Outra das consequências foi a diminuição da resistência à insulina e pressão arterial.
Giovambattista Desideri, que lidera o estudo, afirma que os resultados obtidos fornecem evidências encorajadoras de que o consumo de cacau rico em flavonóides, como parte de uma dieta de calorias controlada e nutricionalmente equilibrada, pode melhorar a função cognitiva.
Ainda assim, estudos maiores terão de ser feitos para aprofundar a pesquisa, descobrir quanto tempo os efeitos positivos irão durar e determinar os níveis de flavonóides de cacau exigidos para alcançar o benefício.

Fonte: SOL
 
Topo