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Como são os novos caças da China?
Chengdu J-36 e Shenyang J-50 já fizeram voos de teste.
A China testou dois novos protótipos de caças, provisoriamente apelidados de Chengdu J-36 e Shenyang J-50, naquela que será a sua sexta geração de aviões de combate.
Apesar de terem especificações diferentes, ambos têm fuselagens sem cauda, o que potencia a sua capacidade de passarem despercebidos. Segundo o site da Popular Mechanics, uma revista norte-americana especializada em ciência e tecnologia, o J-50 é mais convencional no tamanho e tem motor duplo, o que reduz o rasto deixado a alta velocidade e melhora o desempenho e estabilidade.
Já o modelo J-36 tem um design de asa delta modificado e três motores, um a jato e dois suspensos, o que mostra a clara aposta chinesa na inovação. A Popular Mechanics destaca ainda que nenhuma destas aeronaves se assemelha a qualquer outra existente e que ambas parecem ter sido projetadas para fazer voos supersónicos.
Num artigo de opinião na revista The Strategist, Bill Sweetman, veterano e executivo na área da indústria aeroespacial, avança que o J-36 é o maior avião de combate desenhado e desenvolvido na China e o segundo maior a ser produzido em 35 anos.
Estes dois protótipos de caças de sexta geração da China, que foram testados no final de dezembro, surgem numa altura em que o programa de desenvolvimento de novos caças dos EUA se encontra estagnado devido à falta de financiamento. Com o uso generalizado de drones, estas novas aeronaves chinesas podem voltar a colocar em discussão, em Washington, se será ou não necessário investir em caças tripulados de sexta geração para que os EUA mantenham a sua superioridade aérea num futuro próximo.
Correio da Manhã

Chengdu J-36 e Shenyang J-50 já fizeram voos de teste.
A China testou dois novos protótipos de caças, provisoriamente apelidados de Chengdu J-36 e Shenyang J-50, naquela que será a sua sexta geração de aviões de combate.
Apesar de terem especificações diferentes, ambos têm fuselagens sem cauda, o que potencia a sua capacidade de passarem despercebidos. Segundo o site da Popular Mechanics, uma revista norte-americana especializada em ciência e tecnologia, o J-50 é mais convencional no tamanho e tem motor duplo, o que reduz o rasto deixado a alta velocidade e melhora o desempenho e estabilidade.
Já o modelo J-36 tem um design de asa delta modificado e três motores, um a jato e dois suspensos, o que mostra a clara aposta chinesa na inovação. A Popular Mechanics destaca ainda que nenhuma destas aeronaves se assemelha a qualquer outra existente e que ambas parecem ter sido projetadas para fazer voos supersónicos.
Num artigo de opinião na revista The Strategist, Bill Sweetman, veterano e executivo na área da indústria aeroespacial, avança que o J-36 é o maior avião de combate desenhado e desenvolvido na China e o segundo maior a ser produzido em 35 anos.
Estes dois protótipos de caças de sexta geração da China, que foram testados no final de dezembro, surgem numa altura em que o programa de desenvolvimento de novos caças dos EUA se encontra estagnado devido à falta de financiamento. Com o uso generalizado de drones, estas novas aeronaves chinesas podem voltar a colocar em discussão, em Washington, se será ou não necessário investir em caças tripulados de sexta geração para que os EUA mantenham a sua superioridade aérea num futuro próximo.
Correio da Manhã