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Regulador introduziu novas ferramentas ao COM.escolha, serviço para comparar os preços dos serviços de telecomunicações, como os custos de instalação ou do aluguer de equipamento.
A dúvida repete-se sempre que estamos a escolher um novo fornecedor de televisão e internet ou um tarifário de telemóvel, sobretudo se for pós-pago. Será que é este o serviço indicado para as necessidades de consumo? Estou mesmo a contratar a opção mais barata? E os custos extra, como o aluguer da ‘box', a instalação ou a internet no telemóvel? Numa altura em que os preços dos pacotes de ‘triple' ou ‘quadruple play' dos operadores são praticamente iguais as diferenças no custo final com os serviços de telecomunicações está nestes extras que não estão incluídos nas propostas. A pensar nisso, a Anacom acrescentou novas funcionalidades ao COM.escolha, um comparativo de tarifário disponível no ‘site' do regulador das telecomunicações.
O objectivo é ajudar os consumidores a analisar os vários tarifários tendo em conta todas as variáveis que se reflectem no preço. "Entre as novidades está a inclusão dos tarifários de internet no telemóvel e dos custos com instalação e activação e com a aquisição ou aluguer de equipamentos, na comparação dos custos das ofertas", explica a Anacom. Ou seja, além do preço cobrado pelo serviço em si e das promoções oferecidas pelos operadores o simulador da Anacom acrescenta os custos extra para que o consumidor saiba exactamente quanto tem de pagar. Até porque, lembra o regulador liderado por Fátima Barros, "estes custos são relevantes quando se comparam ofertas com e sem fidelização". Nos tarifários de telemóvel a principal novidade é a introdução dos custos de internet no móvel.
Ao aceder à pesquisa o consumidor tem uma série de separadores em que selecciona aquilo que procura no seu pacote de telecomunicações. Pode fazer pesquisa para todos os tarifários disponíveis ou seleccionar só os operadores que quer comparar. Depois, basta escolher a tecnologia a usar (por exemplo, fibra óptica, satélite ou móvel), definir o preço máximo a pagar por mês e qual o período de fidelização. Por fim, basta introduzir o código postal para verificar se essa tecnologia está disponível na sua zona.
Outras das alterações do comparativo de preços da Anacom é que, tanto nas consultas como nas simulações, passa a ser apresentada a informação relacionada com os custos de rescisão dos contratos (ver texto ao lado). Além disso, a organização está diferente: passa a estar especificado se a opção escolhida é um pré-pago com carregamentos obrigatórios ou um pré-pago sem carregamentos obrigatórios mas com mensalidade, por exemplo.
In:Económico