• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Compras semanais do BCE disparam para 2,3 mil milhões de euros

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
38,987
Gostos Recebidos
347
O BCE adquiriu títulos de dívida de países da Zona Euro no valor de 2,313 mil milhões de euros na última semana, um forte aumento face ao registo anterior.
O Banco Central Europeu adquiriu 2,3 mil milhões de euros em dívida dos Estados da Zona Euro mais fragilizados, o que contribuiu para o alívio da pressão sobre Portugal e Espanha numa semana em que ambos emitiram dívida de longo prazo.

O registo, que representa um máximo desde a primeira semana de Dezembro, compara com os 113 milhões de euros adquiridos na semana anterior.

As compras foram feitas ao abrigo do controverso Securities Market Programme, criado em Maio com o objectivo de aumentar a liquidez nos mercados de dívida e reduzir a pressão sobre alguns Estados mais vulneráveis.

A actuação do BCE na semana passada, descrita por alguns operadores como “agressiva”, comprova-se agora pelos números divulgados esta segunda-feira. A intervenção foi citada por vários especialistas como tendo sido crucial para que, por exemplo, Portugal tenha conseguido baixar os juros no leilão de dívida a 10 anos.

Ao todo, o programa envolveu já a compra de 76,5 mil milhões de euros em títulos de dívida, um processo que o BCE garante estar a compensar através da “esterilização” dessa liquidez injectada nos mercados. A esterilização dá-se, em parte, pela drenagem de liquidez através da tomada de depósitos de curto prazo.

Jornal de Negócios
 
Topo