• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Condenado a 25 anos de prisão por publicações sobre o rei

kokas

GF Ouro
Entrou
Set 27, 2006
Mensagens
40,723
Gostos Recebidos
3
Um indivíduo foi condenado na Tailândia a 25 anos de prisão por publicar no Facebook mensagens consideradas difamatórias para a monarquia, uma das penas mais severas dos últimos anos e um "sinal inquietante" segundo os defensores dos direitos do Homem.
naom_50c9ca7e03090.jpg

O homem de 58 anos foi condenado na terça-feira a dez anos de prisão por cada uma das cinco mensagens publicadas entre julho e novembro de 2014, mas a pena foi reduzida a metade por se ter declarado culpado.

Julgado por um tribunal militar, conforme impõe a lei marcial no país, o empresário não pode recorrer da condenação.
Esta pena é "uma das mais duras de que temos conhecimento. É excecionalmente severa e desproporcionada", disse Sam Zarifi, diretor regional da Comissão internacional de juristas (CIJ) à AFP.
"Tendo em conta a idade do acusado, é quase uma pena perpétua", acrescentou.
A Amnistia Internacional, que qualificou a pena de "absurda", estima que se trata de um "sinal inquietante que mostra que as autoridades tailandesas estão a apertar o cerco em torno daqueles que não estão de acordo com elas".
Na terça-feira, o líder da junta militar e primeiro-ministro da Tailândia, Prayuth Chan-ocha, anunciou ter pedido ao rei Bhumibol Adulyadej autorização para levantar a lei marcial em vigor desde maio passado, mas acrescentou que um novo decreto será estabelecido para a substituir.
A lei marcial proíbe qualquer reunião de mais de cinco pessoas "por razões políticas".


nm
 
Topo