• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Condutores alcoolizados agridem militares da GNR em Bragança

Matapitosboss

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
13,147
Gostos Recebidos
0
Três episódios de agressões e injúrias a militares da GNR foram registados na última semana no distrito de Bragança e levaram três agentes da autoridade ao hospital. Os agressores incorrem em penas até cinco anos de prisão.

Em dois casos, os agressores são condutores que foram apanhados com excesso de álcool, no primeiro dia de 2011, e a terceira situação envolveu um indivíduo que alegadamente estaria a provocar distúrbios num café, de acordo com informações dadas à Lusa pelo major Pousa, das Relações Públicas da GNR de Bragança.

Segundo a fonte, elementos da GNR foram «injuriados e ameaçados» na manhã de sábado, por um indivíduo apanhado a conduzir com excesso de álcool no sangue, em Macedo de Cavaleiros.

A reacção ocorreu já no posto da Guarda, local para onde o homem foi conduzido para realizar um segundo teste de alcoolemia.

Também no sábado, mas em Freixo de Espada à Cinta, uma patrulha da GNR detectou dois indivíduos (pai e filho) que se preparavam para conduzir e aparentavam estar embriagados.

Segundo o relato da GNR, ao serem abordados, os dois homens «começaram de imediato a injuriar e a agredir» os militares e um dos quais teve de receber tratamento no centro de saúde local.

Os indivíduos em causa foram notificados para comparecerem hoje nos tribunais de Torre de Moncorvo, no caso registado em Freixo de Espada à Cinta, e no de Macedo de Cavaleiros.

Segundo adiantou à Lusa o major Rui Pousa, ainda se aguarda, nos respectivos tribunais, pelas decisões do Ministério Público sobre se os casos serão julgados em processos sumários, mais rápidos e sem a necessidade de inquérito e outras fases processuais, ou em processo comum, o que demorará mais tempo até ao julgamento.

Os indivíduos incorrem numa pena de prisão até cinco anos pelo crime de «resistência e coação sobre funcionário» pelo qual responde, segundo o Código Penal, «quem empregar violência ou ameaça grave contra funcionário ou membro das Forças Armadas, militarizadas ou de segurança (...)».

Pelo mesmo crime irá responder um indivíduo que é acusado de, a 27 de Dezembro de 2010, ter agredido dois militares da GNR, num café da aldeia de Vale de Salgueiro, em Mirandela.

Os dois guardas, que foram chamados por causa de alegados distúrbios que o indivíduo estaria a provocar, tiveram de receber tratamento hospitalar.

Segundo a informação das Relações Públicas da GNR de Bragança, o alegado agressor não compareceu no Tribunal de Mirandela na primeira data para que foi notificado.

In' DD
 
Topo