Portal Chamar Táxi

Conferência de Paris promete apoio por todos os meios ao Iraque

kokas

Banido
Entrou
Set 27, 2006
Mensagens
40,722
Gostos Recebidos
3
Os países participantes na conferência internacional de Paris sobre a paz e a segurança no Iraque comprometeram-se, esta segunda-feira, a apoiar a luta de Bagdad contra os 'jihadistas' do Estado Islâmico "por todos os meios necessários", incluindo militares.


ng3566105.JPG
Conferência decorreu esta manhã, em Paris


"Os participantes na conferência de Paris afirmaram que o Daesh (acrónimo árabe do Estados Islâmico) constitui uma ameaça para o Iraque mas também para o conjunto da comunidade internacional", lê-se na declaração final da reunião.
Por isso, "comprometeram-se a apoiar, pelos meios necessários, o novo governo iraquiano na sua luta contra o Daesh, incluindo através de uma ajuda militar apropriada", que corresponda "às necessidades expressas pelas autoridades iraquianas" e no "respeito pelo direito internacional e pela segurança das populações civis".
Os países presentes na conferência sublinharam também a sua determinação para aplicar as resoluções pertinentes do Conselho de Segurança das Nações Unidas, principalmente a resolução 2170, que visa impedir o recrutamento e financiamento dos jihadistas, dizendo-se dispostos a todas "as medidas necessárias para que produzam todos os seus efeitos".
O ministro dos Negócios Estrangeiros francês, Laurent Fabius, afirmou à imprensa que a conferência desta segunda-feira "foi ao mesmo tempo uma reunião de gravidade e de esperança", congratulando-se com a presença de "30 países, de entre os mais poderosos do mundo, em situações geográficas e ideológicas diferentes, mas todos decididos a lutar contra o Daesh".
"Muitos insistiram na necessidade de secar o financiamento deste grupo terrorista e será organizada em breve uma conferência nesse sentido por iniciativa dos nossos amigos do Bahrein", disse.




jn
 
Topo