Portal Chamar Táxi

Confiscadas 67 toneladas de farinha em operação contra açambarcamento

kokas

GF Ouro
Entrou
Set 27, 2006
Mensagens
40,722
Gostos Recebidos
3
[h=2]As autoridades da Venezuela levaram a cabo, esta quinta-feira, uma operação contra o açambarcamento de produtos de panificação, confiscando mais de 67 toneladas de farinha de trigo num armazém a oeste de Caracas.
[/h]
15677268.jpg


O confisco, confirmado pelo ministro de Alimentação venezuelano, Carlos Osório, teve lugar numa altura em que as padarias estão a limitar a quantidade de pão que cada cliente pode comprar devido à alegada escassez de matérias-primas.





"Encontramo-nos na zona industrial, em Los Flores de Cátia (oeste de Caracas) e temos mais de 1.600 latas de óleo de soja (...) e mais de 1.500 sacos de farinha de trigo", disse Carlos Osório aos jornalistas.
Segundo o ministro foi também confiscada uma quantidade indeterminada de sal e azeitonas.
"Estes produtos saem, de maneira imediata para as diferentes redes de padarias que se encontram na área Metropolitana (de Caracas), frisou.
Desde julho que centenas de padarias, de vários estados da Venezuela, estão a limitar a quantidade de pães que os clientes podem adquirir, devido a uma redução forçada da produção, provocada pela falta de farinha de trigo.
Segundo fontes da comunidade portuguesa de Caracas, o abastecimento irregular de matéria-prima levou inclusive algumas padarias a fecharem temporariamente as portas, enquanto os proprietários esperavam pela chegada da farinha ou tentavam conseguir farinha emprestada.
Em Caracas, é frequente ver-se parcialmente vazias as prateleiras de algumas padarias, que anteriormente exibiam variedades de produtos e agora apenas alguns tipos de pão e alguns bolos.
Segundo o presidente da Federação de Trabalhadores da Farinha, Juan Crespo, a falta de trigo obrigou à redução do horário de trabalho no setor da moagem e à paralisação de 12 moinhos.
Os comerciantes atribuem a situação a dificuldades para obter dólares para a importação de matéria-prima e à fixação de preços máximos de venda ao público imposta pelo Executivo.


nm
 
Topo