kokas
GF Ouro
- Entrou
- Set 27, 2006
- Mensagens
- 40,723
- Gostos Recebidos
- 1

Pelo menos 30 pessoas ficaram feridas, esta segunda-feira, no Bangladesh, em confrontos entre a polícia e trabalhadores da indústria têxtil que reivindicavam melhorias salariais. Cerca de 7000 empregados manifestaram-se, ao início da manhã desta segunda-feira, em Ashulia, Bangladesh. Os trabalhadores exigiam um aumento do salário de 38 dólares (aproximadamente 30 euros) para 102 dólares (75 euros).
A polícia atuou depois dos trabalhadores bloquearem o acesso a uma estrada durante mais de duas horas. Os agentes tentaram acalmar o protesto, mas os operários reagiram com o lançamento de pedras. Segundo Mohammed Moniruzzaman, da polícia local, os agentes usaram gás lacrimogéneo e dispararam balas de borracha.
Estas novas manifestações de trabalhadores acontecem três dias depois da reabertura de 200 fábricas de Ashulia, principal área de confeções, após terem estado encerradas devido a conflitos com os funcionários.
O desabamento de uma fábrica no passado mês de abril levou o governo do Bangladesh a prometer um aumento do salário mínimo, o mais baixo do setor em todo o mundo, e a permitir a criação de sindicatos sem a autorização dos donos das fábricas.
jn