Portal Chamar Táxi

Confusão nos concursos: um professor para seis horários diferentes

kokas

Banido
Entrou
Set 27, 2006
Mensagens
40,722
Gostos Recebidos
3
ng4628488.jpg




Concursos. Mais de 2,3 milhões de candidaturas para 7573 vagas. Colocações em série do mesmo professor. A BCE está de volta
Os números bastam para mostrar até que ponto é atípica esta forma de contratação pública: 307 escolas promovem 7573 concursos, que originam 2 346 659 candidaturas de cerca de 20 a 30 mil docentes . A Bolsa de contratação de Escolas (BCE)arrancou ontem oficialmente, nos agrupamentos com estatuto de autonomia ou prioritário. E as primeiras listas divulgadas confirmam a continuidade de alguns dos problemas que deixaram milhares de alunos sem aulas em 2014. Incluindo as colocações múltiplas de docentes. Até em diferentes horários da mesma escola.
Na Internet, circulam já o s primeiros exemplos de situações caricaturais, como o professor que ficou colocado em seis horários idênticos do 1.º ciclo do Agrupamento de Escolas Padre João Coelho cabanitas, em Loulé. Como cada horário tem 25 horas letivas de duração , caso esta colocação fosse concretizada, este docente teria de passar 150 horas semanais a dar aulas na escola. O que equivale a dizer que teria de "viver" na sala de aulas, a lecionar sem qualquer interrupção, durante seis dias e um quarto de cada semana.
Mas mais do que estes casos de colocações múltiplas na mesma escola, geralmente esporádicos, o que preocupa os diretores e muitos dos mais de 20 mil candidatos é outro tipo de colocação em série - ditada pela legislação em vigor -, que permite que um mesmo professor ocupe vagas num número ilimitado de estabelecimentos.


dn
 
Topo