- Entrou
- Fev 10, 2012
- Mensagens
- 4,160
- Gostos Recebidos
- 2
Chocalheira um enchido à base de chocolate

Recheada com chocolate, pão de trigo, mel, amêndoa, azeite e canela. Pode ser degustada como entrada ou como sobremesa, ligando bem com frutas, vinho do porto ou vinho tinto maduro.
Eulália Dias tem 47 anos, enfermeira, e José Lopes de 48 anos, engenheiro agrícola. Eles formam o casal empreendedor, residente no concelho de Mogadouro, com paixão pela tradição e pela agricultura e que acaba de lançar no mercado um enchido à base de chocolate.
A "‘chocalheira", assim se designa o novo enchido, assemelha-se à tradicional alheira transmontana, mas não leva carnes. É confeccionada à base de chocolate preto, pão de trigo, mel, amêndoa, azeite, canela ou noz-moscada, entre outros ingredientes.
“Pegamos no alho, no pimento e na noz-moscada que são excelentes produtos naturais, e chocolate preto, que é menos doce”, revela Eulália Dias, assegurando que “as pessoas que já provaram mostram-se agradadas com o sabor.
O produto “tipo gourmet” é feito de “forma tradicional” e confeccionado com produtos naturais, sem corantes nem conservantes, e tem em conta as pessoas com hábitos alimentares vegetarianos.
A "chocalheira" poderá ser degustada assada ou crua, como entrada ou como sobremesa, ligando bem com frutas, vinho do porto ou vinho tinto maduro.
Nesta primeira fase, os mentores do projecto pretendem avançar com a produção de “cinco mil quilos de chocalheira por ano e evoluir depois para quantidades maiores, visto que o produto, ainda está em fase experimental”. Num segundo momento, os empreendedores pensam criar uma cozinha tradicional para confeccionarem outros produtos diferentes do habitual, no ramo dos enchidos.
O produto está registado como "chocalheira", porque não se pode chamar ao enchido "alheira de chocolate", de algum modo mais descritivo, “por respeito ao produto original, que leva diversas carnes e pão”, explica a mentora do projecto, e vai ser colocado em lojas da especialidade e em alguns restaurantes.
In:rrsapo.pt