• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.
Odisseias

Conselho Europeu fecha proposta de Orçamento

billshcot

GF Ouro
Entrou
Nov 10, 2010
Mensagens
16,634
Gostos Recebidos
152
Herman Van Rompuy oficializou hoje no Twitter que os líderes dos 27 já chegaram a acordo sobre o orçamento comunitário.

"O acordo está feito. O Conselho Europeu fechou o Orçamento para o resto da década. Valeu a pena esperar", anunciou o presidente do Conselho no Twitter.

Depois de uma maratona negocial, os líderes acertaram assim o Orçamento comunitário para 2014-2020, que representará cerca de 1% do rendimento bruto da União.

O Orçamento estipula um limite de 960 mil milhões de euros para os compromissos - propostas de investimentos a realizar durante a vigência do quadro financeiro, legalmente vinculativas - e de 908 mil milhões nos pagamentos - despesas efectivas do orçamento.

Acabou assim por vingar a posição do primeiro-ministro britânico, que entrou em Bruxelas a ameaçar vetar o Orçamento se o limite dos pagamentos não fosse revisto em baixa.

Fechado que está o acordo, a grande incógnita passa agora para o Parlamento Europeu, havendo o risco de os eurodeputados chumbarem a proposta dos líderes, o que seria algo inédito no funcionamento da União. O presidente do Parlamento Europeu deixou ontem o aviso: "Antes que comecem as vossas discussões sobre o quadro financeiro, deixem-me recordar-vos os pontos que são centrais para o Parlamento Europeu (...) Todos vós têm muita experiência em lidar com os vossos parlamentos nacionais, por isso sabem muito bem que têm de levar os pontos de vista dos deputados muito a sério se querem o seu consentimento".

de
 
Topo