• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Construção em Portugal cai 10,2% este ano

Matapitosboss

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
13,147
Gostos Recebidos
0
O sector da construção na Europa vai registar uma contracção este ano, de acordo com os dados da Euroconstruct. Portugal vai ter o terceiro pior desempenho.
construcao_obras_casas_edificios_trabalhador_not.jpg
Segundo o relatório da consultora, citado pela Reuters, a produção no sector vai cair 4% em média em 2010.

Dos países analisados, os três mais penalizados são, por ordem de contracção, Irlanda, Espanha e Portugal.

Apesar da queda de 4%, a contracção no sector revela um abrandamento em termos agregados, já que em 2009 desceu 8,8%. Para 2001, a Euroconstruct prevê uma inversão de tendência, com uma subida de 1,2%.

Quanto a Portugal este ano a produção no sector da construção vai recuar 10,2%, depois de em 2009 ter já sido reduzida em 9,9% (ano em que ficou na sexta pior posição da Europa), refere o estudo da Euroconstruct. Ou seja, vai haver um agravamento.

Este será o terceiro ano em recessão do sector construtor, segundo a mesma fonte, mesmo que a economia europeia regresse ao crescimento.

Espanha é o segundo pior país em termos de desempenho (depois da Irlanda) e prevê-se que este ano a actividade da construção afunde 17,7%, depois da queda de 26,1% em 2009 e de 18,9% em 2008 (ano em que teve a pior “performance” da Europa).

Já Irlanda, deverá registar uma contracção de 27,5% este ano na construção.

A Polónia lidera, à semelhança do que tem acontecido nos últimos anos, a lista dos seis países onde haverá crescimento na construção este ano.

Além da Polónia, para a qual a Euroconstruct prevê uma expansão de 10% em 2010, também a Hungria, Suécia, Finlândia, Suíça e Alemanha irão crescer este ano.

A Euroconstruct analisou a produção do sector da construção nos 19 países europeus que representam os maiores mercados da construção no Velho Continente, salienta a Reuters.

A construção representa 10,5% do PIB dos 19 países estudados, sublinham os consultores da Euroconstruct no seu relatório.



Fonte: Jornal de Negócios
 
Topo