kokas
GF Ouro
- Entrou
- Set 27, 2006
- Mensagens
- 40,722
- Gostos Recebidos
- 3

Conversações intercetadas pelos serviços secretos norte-americanos e alerta da Interpol desencadearam o encerramento das embaixadas e consulados dos EUA no Médio Oriente e Norte de África.
O porta-voz da Casa Brancda Jay Carney, diz a BBC, confirmou que a interceção de conversas entre líderes da Al-Quaeda, juntamente com o alerta lançado pela Interpol sobre a fuga de prisioneiros ligados a esta rede terrorista estiveram na base da decisão de encerrar serviços diplomáticos americanos no Médio Oriente e Norte de África, e tornar público um aviso aos que viajam por estes dias.
A conversa captada, que envolvia o atual líder da Al-Quaeda Ayman al-Zawahiri, representou, segundo avançou o New York Times, uma das mais sérias conspirações intercetadas desde os ataques do 11 de setembro de 2001.
Em virtude desta potencial ameaça o Departamento de Estado norte-americano encerrou cerca de 20 embaixadas e postos consulares numa série de países destas regiões, tendo entretanto alargado a ordem de encerramento até ao próximo sábado. Além dos EUA outros países ocidentais encerraram igualmente as respetivas embaixadas no Iemen.
O alerta e o encerramento de missões diplomáticas americanas alastrou entretanto a outros territórios africanos.
O aviso do Departamento de Estado norte-americano levantou a hipótese de ataques terroristas nas regiões do Médio Oriente ou Norte de África ou ainda provenientes da península arábica.
dn