Portal Chamar Táxi

Cooperativa Elétrica de Famalicão lança contador inteligente

kokas

Banido
Entrou
Set 27, 2006
Mensagens
40,722
Gostos Recebidos
3


[h=2]A câmara de Famalicão anunciou que nove freguesias do concelho usufruirão, a partir de 2016, de um projeto "pioneiro" que permitirá aos habitantes saber quanto e como gastam em luz, num total de cerca de nove mil famílias.[/h]
naom_5538f52740646.jpg


Em causa está um projeto de eficiência energética da autoria da Cooperativa Elétrica do Vale d'Este (CEVE), organização criada há 85 anos com o objetivo de levar a luz elétrica a uma zona de Vila Nova de Famalicão, distrito de Braga, onde, descreve a autarquia, "a eletrificação rural era um sonho".





A ideia é que os habitantes das freguesias abrangidas pela CEVE usufruíam de um contador inteligente de eletricidade que permitirá fazer a leitura imediata do consumo de vários equipamentos e eletrodomésticos e assim possam reduzir os gastos ou a detetar avarias e anormalidades.

Este projeto foi explicado à câmara numa visita realizada hoje à CEVE pelo presidente Paulo Cunha que foi renovar, por mais 20 anos, o contrato de distribuição de energia elétrica em baixa tensão com a cooperativa.

"Este momento simboliza a confiança da câmara de Famalicão nesta instituição. É um magnífico exemplo do que deve ser uma cooperativa elétrica", assinalou Paulo Cunha, enquanto o presidente da CEVE, Luís Macedo, considerou que será aberto "um novo ciclo" da história da cooperativa.

Nota da autarquia de Famalicão acrescenta que em 2016 vão arrancar outros projetos ligados à distribuição de eletricidade nas nove freguesias abrangidas como um projeto-piloto de estímulo à mobilidade elétrica que visa incentivar as pessoas a utilizarem lambretas elétricas nas suas deslocações diárias e do projeto de produção de energias renováveis através do sol e da água.

Também serão adaptadas, naquela zona, quatro passadeiras a "passadeiras seguros", ou seja através da instalação de um poste com leds que assinala a presença e ilumina em toda a extensão, minimizando o risco de atropelamentos, completando um projeto que teve início em 2014.

A CEVE fornece energia às freguesias Arnoso Santa Eulália, Nine, Louro, Lemenhe, Mouquim, Jesufrei, Gondifelos, Cavalões e Outiz) e a quatro freguesias do concelho vizinho de Barcelos.


nm




lg.php



 

jsantos

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Jan 9, 2007
Mensagens
229
Gostos Recebidos
0
treta treta treta e mais tretas
 
Topo