Portal Chamar Táxi

Corbevax: A vacina da Covid sem patente e acessível para o mundo inteiro

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
47,918
Gostos Recebidos
1,132
naom_61ee517952131.jpg


Segundo informações da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), departamento regional da Organização Mundial da Saúde (OMS) para as Américas, o aparecimento da variante Ómicron deve-se em parte à desigualdade no acesso às vacinas, reporta o jornal Metrópoles.

Como tal, uma equipa de investigadores norte-americana decidiu produzir um novo imunizante capaz de colmatar essa disparidade.

A Corbevax, batizada de 'vacina do mundo', está a ser desenvolvida pelo Hospital Infantil do Texas para a farmacêutica indiana Biological E. Limited. Trata-se de um imunizante de subunidade proteica, isto é, ativa a resposta imunológica servindo-se de uma parte benigna da proteína do novo coronavírus SARS-CoV-2, causador da Covid-19.


Conforme explica o jornal Metrópoles, a Corbevax já recebeu a autorização para uso de emergência na Índia e deverá ser aprovada brevemente noutros países.

De acordo com os especialistas do Hospital Infantil do Texas, usando uma tecnologia tradicional baseada em proteínas recombinantes, a produção da vacina em larga escala pode imunizar a população do mundo inteiro, já que as fábricas para a produção deste tipo de fórmula já existem. Sendo que os investigadores não pretendem registar patente ou lucrar com a fabricação do imunizante.

"Este anúncio é um primeiro passo importante para vacinar a população do mundo inteiro e parar a pandemia. A nossa tecnologia de vacinas oferece um caminho para enfrentar uma crise humanitária em desdobramento, ou seja, a vulnerabilidade que os países de baixo e médio rendimento enfrentam contra a variante Delta”, explicou médico e investigador Peter Hotez num comunicado publicado no site do hospital.

O clínico destaca ainda que a Corbevax também pode evitar o aparecimento de novas variantes e travar vagas globais subsequentes da pandemia.

Os fabricantes da vacina consideraram a vacina segura e eficaz após a conclusão de dois ensaios clínicos da Fase III que envolveram mais de três mil pessoas. Nomeadamente, contra a estirpe original da Covid-19, o imunizante mostrou ter uma resposta imune superior a 90%. Relativamente, à estirpe Delta, o resultado superou os 80%. Mais ainda, nenhum dos voluntários experienciou efeitos secundários graves.


IN:NM
 
Topo