kokas
Banido
- Entrou
- Set 27, 2006
- Mensagens
- 40,722
- Gostos Recebidos
- 3
A Coreia do Norte anunciou hoje a abertura de um portal de comércio 'online', o primeiro do país caraterizado pelas fortes restrições nas atividades económicas e comerciais e no acesso à Internet.

O portal, denominado Okryu, permite aos norte-coreanos adquirir desde medicamentos a produtos de consumo habitual, disponíveis em lojas e centros comerciais, informou a agência oficial de Pyongyang KCNA.
O 'site' possibilita pesquisas e pedidos de entrega de comida ao domicílio, de alguns dos restaurantes mais populares da Coreia do Norte, acrescentou.
O novo portal de comércio eletrónico é totalmente controlado pelo Estado e tem como objetivo facilitar aos cidadãos a atividade rotineira das compras e elevar a produtividade dos trabalhadores, referiu a KCNA.
As compras podem ser efetuadas com um "cartão eletrónico" local, já que o país continua totalmente isolado dos sistemas bancários e de crédito internacionais.
A economia norte-coreana é totalmente controlada pelo regime, embora peritos e refugiados que fogem do país afirmem existir uma economia paralela crescente.
As autoridades proíbem o acesso à Internet, e recorrem a uma rede interna, ou 'intranet', onde provavelmente está alojado o novo portal.
nm