• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Coreias novamente ligadas através do "telefone vermelho"

kokas

GF Ouro
Entrou
Set 27, 2006
Mensagens
40,723
Gostos Recebidos
3
1.jpg

A Coreia do Norte voltou, esta quarta-feira, a ligar o "telefone vermelho", que permite os contactos entre Pyongyang e Seul, e autorizou o regresso dos sul-coreanos ao complexo industrial intercoreano de Kaesong, anunciou fonte oficial em Seul.

A linha telefónica de emergência, que data de 1971, foi cortada em março, no auge das tensões na península, relacionadas com o programa nuclear de Pyongyang.

"A linha de emergência foi restaurada esta tarde, depois de a Coreia do Norte ter aceitado o nosso pedido de voltar a pôr a linha em funcionamento", disse uma fonte oficial do ministério dos Negócios Estrangeiros sul-coreano, citada pela agência noticiosa francesa AFP.

Ao mesmo tempo, a Coreia do Norte aceitou o regresso dos responsáveis das empresas sul-coreanas ao complexo industrial de Kaesong, a dez quilómetros da fronteira e em território norte-coreano.

A atividade das 123 empresas sul-coreanas presentes em Kaesong foi suspensa abruptamente, a 08 de abril quando o regime norte-coreano retirou 53.000 funcionários. Pouco depois, o Sul retirou os representantes das empresas.

Este complexo industrial misto nasceu na época da "diplomacia do raio de sol", desenvolvida pela Coreia do Sul, entre 1998 e 2008, para encorajar os contactos entre os dois países, que continuam tecnicamente em guerra desde o conflito de 1950-53, uma vez que só foi assinado um armistício e não um tratado de paz.


jn
 
Topo