Portal Chamar Táxi

Coruche

Freundlich

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 13, 2007
Mensagens
14,804
Gostos Recebidos
3
Coruche é uma vila portuguesa pertencente ao Distrito de Santarém, com cerca de 9 200 habitantes. Desde 2002 que está integrada na região estatística (NUTS II) do Alentejo e na subregião estatística (NUTS III) da Lezíria do Tejo; até aí fazia parte da antiga região de Lisboa e Vale do Tejo. Pertencia ainda à antiga província do Ribatejo, hoje porém sem qualquer significado político-administrativo.

É sede de um dos maiores municípios de Portugal, com 1 113,95 km² de área mas apenas 21 332 habitantes (2001), subdividido em 8 freguesias. O município é limitado a norte pelos municípios de Almeirim e Chamusca, a nordeste por Ponte de Sor, a leste por Mora, a sueste por Arraiolos, a sul por Montemor-o-Novo e pela fracção secundária do Montijo, a oeste por Benavente e a noroeste por Salvaterra de Magos.


As freguesias de Coruche são as seguintes:

Biscainho
Branca
Coruche
Couço
Erra
Fajarda
Santana do Mato
São José de Lamarosa
A povoação de Coruche, de que não se conhece a origem com segurança, existe desde época muito remota, havendo achados vários que atestam a presença humana desde o Paleolítico. Situada na encosta sobranceira à margem direita do Rio Sorraia, conheceu outrora a existência de uma fortificação no cimo do monte, que os árabes arrasaram em 1180, não mais se reconstruindo. Coruche foi conquistada aos mouros por D. Afonso Henriques em 1166 e doada pelo rei à ordem de Aviz 10 anos depois. O mesmo monarca concede-lhe foral em 26 de Maio de 1182. O Concelho de Coruche, com uma população aproximada de 28.000 habitantes possui a sua maior riqueza na agricultura, onde labora 44% da sua população activa. Na pujante e fertilíssima campina do Vale do Sorraia desenvolve-se intensa actividade agrícola e pecuária, sendo a charneca coruchense constituída, em grande parte, por montado de sobro, que torna Coruche o primeiro produtor mundial de cortiça a nível concelhio. O Concelho possui alguma indústria, com especial relevância para a transformação dos produtos agrícolas, sendo a Zona Industrial do Monte da Barca um factor importante no desenvolvimento económico local.

Fonte: Wikipédia
 
Topo