• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Importante Costuma falar sozinho? Descubra o que acontece ao seu cérebro quando faz isso

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
37,630
Gostos Recebidos
813
Este é um exercício da mente ligado à autopercepção, consciência e memória. A grande questão é perceber o que acontece ao cérebro se fala sozinho.


Esses monólogos simulam um discurso aberto, portanto não há diferença entre verbalizar e não verbalizar, de acordo com um artigo da ‘Live Science’. Oo passa por processos semelhantes ao falar em voz alta e ao pensar palavras, de acordo com Hélène Loevenbruck, especialista em neurolinguística e linguagem.


Existem regiões cerebrais que são ativadas durante a fala interior e que apresentam um estado semelhante quando se fala de fato. Entre as regiões ativadas estão o lobo frontal do hemisfério esquerdo e o lobo parietal.


Na infância as pessoas são esponjas que absorvem informações e costumam conversar com os seus brinquedos, mas quando ultrapassam o limiar dos cinco anos, essa voz é interiorizada.


Por ser desaprovado falar consigo mesmo em voz alta, por receio ser chamado de louco, as pessoas reprimem e guardam essa voz, mas o cérebro não entende esse preconceito e continua a manter essas conversas. Diz-se que quando se discute consigo mesmo, desempenham-se dois papéis: o da própria pessoa e da pessoa com quem está a falar.


Segundo Loevenbruck, «ao brincar consigo mesmo, os centros auditivos do lado esquerdo são ativados; e quando se discute e troca internamente de papéis para interpretar a pessoa com quem está a discutir há uma espécie de mudança de ativação da região do cérebro para o hemisfério direito».


Através da realização de ressonâncias magnéticas, foi demonstrado que o cérebro tem atividade semelhante com a fala interna e com a fala verbalizada Assim, deixe a sua mente vaguear e não impeça os monólogos, sejam eles internos ou verbalizados.

IN:FOREVER
 
Topo