- Entrou
- Ago 4, 2007
- Mensagens
- 46,538
- Gostos Recebidos
- 1,064

O crude do Mar do Norte, de referência na Europa, fechou a negociação no Intercontinental Exchange a cotar 2,41 dólares acima dos 79,02 com que fechou a última sessão.
O preço do petróleo europeu ultrapassou a barreira dos 80 dólares por barril ao longo do dia e continuou a subir durante a tarde, influenciado, segundo os analistas, por fatores geopolíticos como a interrupção da produção na Líbia e os ataques no fim de semana entre Israel e o grupo xiita libanês Hezbollah.
Israel bombardeou este fim de semana o sul do Líbano com mais de 100 caças para impedir um "ataque iminente" do Hezbollah, que conseguiu disparar cerca de 300 projéteis contra o Estado judaico, na maior escalada entre as duas partes em quase duas décadas.
Paralelamente, o Governo Líbio de Benghazi (leste), nomeado pelo Parlamento e sob o controlo do marechal Khalifa Haftar, anunciou hoje que a produção e exportação de petróleo bruto iam ser encerradas devido ao diferendo com o Governo Ocidental - baseado em Trípoli e reconhecido internacionalmente - sobre quem deveria dirigir o banco central.
IN:NM