Portal Chamar Táxi

Covilhã : Enfrenta chamas para salvar gatos

billshcot

Banido
Entrou
Nov 10, 2010
Mensagens
16,629
Gostos Recebidos
161
Desesperada por não conseguir salvar os gatos, Arnaldina Pereira, de 68 anos, teve de ser travada pelos bombeiros e vizinhos. A mulher, que vive há 17 anos sozinha na Covilhã na companhia de 11 felinos, foi retirada à força da habitação em chamas. Depois, tiveram de a agarrar para evitar que regressasse à casa. Seis gatos morreram, Arnaldina sofreu ferimentos na cabeça e nas mãos. A habitação ficou completamente destruída.

"Quando chegámos, a senhora estava a tentar retirar os animais e tivemos de a arrastar para fora do edifício", relata Fernando Lucas, comandante dos Voluntários covilhanenses que ainda conseguiram resgatar alguns gatos com vida.

"Ela tinha o cabelo, a roupa e uma mão queimada, mas a única preocupação eram os gatos. Mesmo com a casa a arder e cheia de fumo, queria voltar entrar para ir buscar os bichinhos", conta Maria Pinto, que mora a poucos metros do nº 7 da rua da Formosura, onde o incêndio deflagrou, pelas 22h15 de anteontem.

As chamas – que começaram numa braseira elétrica ligada na cozinha – consumiram o interior da casa. Foi tudo muito rápido, pouco ou nada havia a fazer.

"Chegámos em apenas três minutos e conseguimos conter o incêndio em menos de quinze, impedindo-o de alastrar aos dois andares inferiores e às casas vizinhas", afirma o comandante, que lamenta não ter sido possível salvar a habitação onde as chamas começaram. "O interior era todo em madeira e o fogo destruiu tudo em minutos", conclui.

A vítima foi hospitalizada, mas teve alta de madrugada. Os cinco gatos que sobreviveram ao fogo foram acolhidos pelos vizinhos de Arnaldina Pereira.

cm
 
Topo