• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.
Odisseias

CP perde seis milhões de utentes em dois anos

Matapitosboss

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
13,147
Gostos Recebidos
0
As carruagens dos comboios da CP estão cada vez mais vazias. A empresa pública perdeu 5,85 milhões de passageiros desde o final do primeiro semestre de 2008, altura em que se efectuaram mais de 70 milhões de viagens, de acordo com os dados oficiais
A situação voltou a agravar-se na primeira metade deste ano, com a transportadora a ficar sem 1,1 milhões de passageiros em comparação com o primeiro semestre de 2009, passando de 65,98 milhões de passageiros para 64,89 milhões.

Estes valores contrastam com os restantes transportes públicos. Tal como o INE – Instituto Nacional de Estatística divulgou esta semana, o número de passageiros movimentados nos aeroportos, metropolitanos e vias navegáveis aumentou no segundo trimestre. Apenas o transporte ferroviário perdeu passageiros.

A principal queda fez-se sentir na vendas de bilhetes, com a CP a emitir menos 1,68 milhões de títulos individuais do que na primeira metade de 2009, período em que vendeu 25,58 milhões. Em contrapartida, registaram-se quase 41 milhões de viagens com passes mensais, mais 500 mil face ao início de 2009.

Esta situação está a prejudicar as contas da transportadora, que viu desaparecerem 2,1 milhões de euros de receitas, passando de 103,9 milhões de euros no primeiro semestre de 2009 para 101,8 milhões em 2010.

No final de 2009, a CP viu os seus prejuízos crescerem para 217 milhões de euros. A tarefa de inverter este resultado está agora nas mãos do novo presidente da empresa, José Benoliel, que já tornou pública a sua vontade de avançar com algumas reformas.


In' Sol
 
Topo