- Entrou
- Ago 4, 2007
- Mensagens
- 48,051
- Gostos Recebidos
- 1,134

Um menino de dez anos foi localizado, este mês, depois de ter estado em paradeiro desconhecido desde julho. A criança foi entregue à mãe e o caso encaminhado à Comissão de Proteção de Crianças e Jovens.
Segundo um comunicado emitido esta terça-feira pela Polícia Judiciária (PJ), havia, desde julho, "claros indicadores de que o progenitor tentava ocultar a localização do menor", tendo, "nesse sentido, cessou a sua presença online e desligou o telemóvel, não mantendo também quaisquer contactos com os seus familiares mais próximos".
"Com o início do ano letivo e com o facto de a criança não ter comparecido às aulas, foram intensificadas diligências na zona de Delães, em Vila Nova de Famalicão, vindo a localizar-se o menor no interior de uma habitação devoluta, sem eletricidade ou água canalizada, num local de encontro e pernoita de pessoas ligados ao consumo de produtos estupefacientes", lê-se na nota.
A PJ explica ainda que o menor foi encontrado com o pai, "em condições manifestamente insalubres, envergando vestuário pertencente ao progenitor" e apresentava "múltiplas lesões compatíveis com picadas dispersas em várias zonas do corpo e evidenciava não ter tido qualquer cuidado de higiene, há muito tempo".
Para além da situação de insalubridade, não havia as condições "mínimas de habitabilidade" no interior desta casa, onde também não havia comida.
Note-se que a localização aconteceu na sequência do cumprimento de uma ordem judicial emitida pelo Tribunal Família e Menores de Guimarães, em articulação com o Juízo de Família e Menores de Guimarães.
IN:NM