- Entrou
- Ago 4, 2007
- Mensagens
- 47,553
- Gostos Recebidos
- 1,114

O colesterol elevado é resultado de uma má alimentação e pode levar a graves consequências a nível cardíaco e não só, ao comprometer o bom funcionamento do sistema sanguíneo que perde fluidez graças à gordura (colesterol) acumulada em redor das veias.
É pois o equilíbrio entre o ‘mau’ colesterol (ou colesterol LDL) e o bom colesterol, o HDL, que garante uma boa saúde, algo que se consegue principalmente através da alimentação que deve evitar gorduras trans e ser rica em fibra.
Contudo, uma concentração mais elevada do ‘bom’ colesterol pode ser prejudicial, como aponta um estudo de que fala a Live Science, que especifica o caso de mulheres na menopausa.
São em alguns destes casos em que o colesterol HDL perde a sua capacidade de ‘combater’ o colesterol LDL, impedindo-o de se concentrar junto ao coração. Pelas variações hormonais a que a mulher é exposta na menopausa (bem como na pré-menopausa), o colesterol HDL – que é composto por partículas de várias formas e dimensões - sofre um desequilíbrio que se traduz em maior quantidade de partículas de grande dimensão que, segundo se comprovou através da análise em que resultou o referido estudo, não são tão eficazes na proteção a nível cardíaco.
Porque a amostra do estudo foi observada por alguns anos, os investigadores puderam comprovar que, após a fase inicial da menopausa, o colesterol volta a estabilizar em alguns casos.
Deste estudo resulta uma ainda maior necessidade de, em fase de menopausa, a mulher ter de seguir uma alimentação equilibrada e completa de acordo com as necessidades do seu organismo.
Recomendados para si
IN:NM