Portal Chamar Táxi

Dúvida qualidade sinal TDT

João Aguiar

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Abr 12, 2007
Gostos Recebidos
0
Boas tardes.

Gostaria qie alguém me pudesse elucidar se fosse possível.

Vivo em Aguiar da Beira e tenho a minha antena - Televes DAT45 Mista (1096) - apontada ao transmissor de Trancoso.
Obtenho um sinal de 78/80 % com 0 erros, mas queria melhorar o sinal, pois sei que existem pessoas na minha área com 92/95%.
Para ajudar nas opções/hipóteses, tenho ligado um amplificador de vivenda comprado no Leroy Merlin igual ao televes 5522 com 1 entrada e 2+1TV saída.
Já comprei um MRD 5050 e o sinal piorou, sendo que com o mesmo amplificador passou para 70% e com um alimentador da Fracarro PSU342, piorou ainda mais para 50% e com alguns erros.
Experimentei também com o original da antena (1096) mais o alimentador Fracarro, e o sinal passou para 0%
A ultima tentativa, foi o de fazer uma ligação directa e o sinal é também de 0%.

Nota: o Amplificador encontra-se no 2ºandar e no 1º andar tenho um spliter de 4 saídas.
As tomadas de TV são da UNICA, mas com miolo da Televes.

Alguem me pode ajudar em melhorar o sinal?
Só me falta mudar toda a cablagem, mas era uma hipótese que eu não queria colocar, pois toda ela foi renovada á cerca de 1 ano e a sua colocação não foi nada fácil.

Desde já o meu obrigado,
Joao Jacinto

triplex

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Jan 30, 2007
Gostos Recebidos
0
Também tive um problema idêntico, o amplificador não ajudou nada.
O sinal era fraco, 50/70, até que um dia fui para cima do telhado, levei o LCD Samsung e liguei directamente à antena, fixei o LCD onde informa o sinal ------ e fui rodando a antena até que o sinal foi aos 90.
De referir que a antena não está apontado para o retransmissor, mas sim para onde o sinal é mais forte.
Resultado - nunca mais tive problemas.

Nota: A antena é própria para TDT e não uso qualquer amplificador.

Mangualde

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Nov 18, 2010
Gostos Recebidos
0
Como assim caro triplex??

Como obtens sinal mais forte sem estares directamente para o transmissor?

Estas a receber ondas reflectidas ou tens muitos obstaculos a frente??

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Gostos Recebidos
2
Boas.

No digital é normal acontecerem esses fenómenos. É um pouco como a rede dos celulares: tem que se procurar onde há mais sinal quando ele é fraco.
Desde que o BER (Bit Error Rate ou Taxa de Erros) se mantenha a 0, é apontar a antena para onde vier mais sinal. Claro que se o emissor estiver em linha de vista ou sem obstáculos pela frente, não se vai andar à procura de sinais reflectidos.

Amigo Mangualde, não é preciso ter 100% de sinal ou querer ter o mesmo sinal que as outras pessoas só porque elas tem mais sinal do que nós, já que são tantas as variáveis envolvidas. Há a noção errada que no digital também é preciso ter muito sinal como no analógico. Esses 78/80% são mais do que suficientes para ter a imagem estável, mesmo num dia de chuva torrencial, por isso o melhor seria não mexer no que estava.

Cumps
DX2