Portal Chamar Táxi

Dakota do Norte

Freundlich

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 13, 2007
Mensagens
14,804
Gostos Recebidos
3
A Dacota do Norte (freqüentemente usado Dakota do Norte) é um dos 50 Estados dos Estados Unidos da América, localizado na Região Centro-Oeste do país. O centro geográfico da América do Norte está localizado na Dacota do Norte, em Rugby. A maior parte da Dacota do Norte está localizada na região das Grandes Planícies americanas. Por causa disto, a maior parte da Dacota do Norte caracteriza-se pelo seu terreno pouco acidentado, relativamente plano. Fazendas cobrem mais de 90% do Estado. A agricultura e a extração de petróleo são as principais fontes de renda da Dacota do Norte. Outra fonte de renda importante é o turismo.

A região que compõe atualmente a Dacota do Norte foi a última região dos Estados Unidos continental a ser explorada e assentada pelos americanos. Em 1858, o governo americano criaria o Território de Dacota - um território que incluía o que forma atualmente os Estados de Dacota do Norte e Dacota do Sul, até então parte do Território de Minnesota. O Território de Dacota seria escassamente povoado até o século XIX, quando as primeiras ferrovias passando pela região foram construídas ao longo da Dacota, incentivando assim a prática da agricultura na região. Inicialmente, alguns poucos latifundiários dominavam a economia das Dacotas. Porém, o sucesso destes latifundiários e as ferrovias atraíram milhares de pessoas à região. Em 2 de novembro de 1889, o território de Dacota foi dividido nas atuais Dacota do Norte e Dacota do Sul, e ambas foram elevados à categoria de Estados.

A Dacota do Norte sofreu bastante nas décadas de 1920 e na 1930, por causa de grandes períodos de estiagem, de pragas e da Grande Depressão. A população do Estado atingiu seu máximo nos primeiros anos da década de 1930, e desde então tem passado por períodos de declínio e aumento populacional, embora nunca mais tivesse atingido os números da década de 1930. Atualmente, a população do Estado está em declínio.

A calota do Norte limita-se ao norte com as províncias canadenses de Saskatchewan e Manitoba, a leste com o Minnesota, ao sul com a Dacota do Sul e a oeste com o Montana. O centro geográfico da América do Norte está localizado no Estado, próximo à cidade de Rugby.

Cerca de 60% da Dacota do Norte faz parte da bacia hidrográfica do Rio Missouri. O Rio Missouri parte do oeste da Dacota do Norte, vindo de Montana, e no meio do Estado, parte em direção ao sul, rumo ao Golfo do México. O restante do Estado faz parte da bacia hidrográfica do Rio Red, que cobre o noroeste do Estado. O Red parte do oeste do Estado, vindo de Montana, e indo em direção ao norte, para desembocar no Lago Winnipeg, no Canadá.

O maior lago da Dacota do Norte é o Lago Sakakawea, um reservatório artificial, formado pela Represa Garrison, no Rio Missouri, próximo à Riverdale. Esta represa evita com que as constantes enchentes do Rio Missouri causem grandes inundações, além de gerar eletricidade. À parte deste reservatório, a Dacota do Norte não possui nenhum grande lago, devido ao terreno pouco acidentado do Estado, embora numerosos pequenos lagos espalhem-se ao longo do Estado. A Dacota do Norte possui poucas florestas, que cobrem apenas 1% do Estado.

A Dacota do Norte pode ser dividida em três distintas regiões geográficas:

O Vale do Rio Red é uma estreita faixa de terra que cobre todo o leste do Estado. Esta região é extremamente plana, fazendo parte de um antigo lago glacial, o Lago Agassiz. Sua principal característica é o seu solo extremamente fértil, um dos mais férteis do mundo. Apesar de ser a menor das 3 regiões, o Vale do Rio Red é a região mais povoada do Estado. O Vale do Rio Red é atualmente praticamente todo coberto por plantações de trigo, pastos dedicados a rebanhos bovinos ou áreas urbanas. O Vale do Rio Red possui as menores altitudes do Estado, chegando a um mínimo de 229 metros às margens do Rio Red, no extremo nordeste do Estado.
O Drift Praire está localizado a oeste do Vale do Rio Red. No sul, o Drift Praire estendendo-se até as Grandes Planícies. O Drift Praire forma uma faixa de terra relativamente estreita no sul, alargando-se à medida em que se viaja em direção ao norte, onde chega a cobrir cerca de 85% do Estado (extensão leste-oeste). O Drift Praire possui altitudes maiores do que o Vale do Rio Red. Uma súbita inclinação divide ambas as regiões. As altitudes do Drift Praire são menores próximos ao Vale do Rio Red, gradualmente aumentando à medida em que se viaja em direção a oeste - com cerca de 350 metros de altitude próximo ao Vale do Rio Red até mais de 830 metros próximo às Grandes Planícies. Caracteriza-se pelo seu terreno coberto por pequenos morros achatados, pelo seu solo fértil e pelos seus vários pequenos lagos, que atraem milhares de patos selvagens anualmente.
As Grandes Planícies cobrem todo o restante do Estado, cobrindo toda a região centro-leste do Estado. No norte, é uma estreita faixa de terra, embora sua largura aumente rapidamente à medida em que se viaja em direção ao sul. As Grandes Planícies e o Drift Praire são divididas pelo Missouri Coteau, uma cadeia de serras que estende-se do Saskatchewan até a região central da Dakota do Sul. Caracteriza-se pelo seu terreno relativamente pouco acidentado, marcado pela contínua presença de morros pouco elevados, pela sua baixa altitude, e pelo seu solo fértil, embora menos fértil do que o solo do Drift Praire o do Vale do Rio Red.

A Dacota do Norte possui um clima temperado. Devido ao seu terreno pouco acidentado e distante de grandes massas de água, a Dacota do Norte possui grandes variações de temperatura e um clima instável. Os invernos da Dacota do Norte são geralmente muito frios, dado sua localização no extremo norte dos Estados Unidos, enquanto que verões são quentes. Porém, seu terreno pouco acidentado faz com que frentes quentes vindas do sul ou frentes frias vindas do norte aumentem ou diminuam rapidamente a temperatura em qualquer período do ano. Em qualquer época do ano, a temperatura média do Estado diminui à medida em que se viaja em direção ao norte.

No inverno, a temperatura média é de -15°C no sul (-10°C no sudoeste), e de -18°C no norte (-21°C no extremo nordeste). A média das mínimas no sul é de -15°C, e no norte, de -21°C. A média das máximas é de -5°C no sul e de -9°C no norte. Em qualquer parte do Estado, mínimas variam entre -45°C e 10°C, e máximas variam entre -38°C e 18°C. A menor temperatura já registada na Dacota do Norte foi registrada em Parhall, em 15 de fevereiro de 1936.

A Dacota do Norte é famosa no país pelo seu clima instável. O encontro de grandes massas de ar quente vindas do Golfo do México com grandes massas de ar frias vindas do Ártico - principalmente no verão - produzem fortes ventos na região, e causam grandes tempestades, e por vezes granizo e tornados. No inverno, o Estado possui um clima mais estável - muito frio e seco - embora grandes tempestades de neve são relativamente comuns no Estado. Estas correntes de ar encontram pouca oposição na região, e como consequência, podem alterar rapidamente a temperatura e o tempo em uma dada região. A reputação da Dacota do Norte pelo seu tempo severo e instável tem sido citado por muitos como um dos principais fatores do declínio populacional do Estado e da falta de interesse de empresas de outros Estados em instalar-se na região. Porém, outras pessoas acreditam que o clima é apenas um fator secundário da situação econômica do Estado.

O censo nacional de 2000 estimou a população da Dacota do Norte em 642 200 habitantes, um crescimento de 0,5% em relação à população do Estado em 1990, de 638 800 habitantes. Uma estimativa realizada em 2005 estima a população do Estado em 636 677 habitantes, um decréscimo de 0,4% em relação à população do Estado em 1990, um decréscimo de 0,8%, em relação à população do Estado em 2000, e um crescimento de 0,1% em relação à população estimada em 2004.

O crescimento populacional natural da Dacota do Norte entre 2000 e 2005 foi de 10 283 habitantes - 40 890 nascimentos menos 30 607 mortes - o crescimento populacional causado pela imigração foi de 3 687 habitantes, enquanto que a migração interestadual resultou na perda de 18 568 habitantes. Entre 2000 e 2005, a população da Dacota do Norte diminuiu em 4 598 habitantes, enquanto que entre 2004 e 2005, a população do Estado aumentou em 369 habitantes.

A Dacota do Norte tem vivido um declínio na sua população nos últimos 20 anos, primariamente causado pela saída de jovens adultos, graduados de faculdades e universidades, em direção a outros Estados, causado pela falta de empregos. Programas estaduais que perdoavam as dívidas de estudantes de universidades e faculdades, desde que o dinheiro tenha sido usado apenas para uso educacional ou médico, tem sido instituído no Estado com certo sucesso, mas um programa maior, que perdoaria as dívidas de qualquer estudante numa instituição de educação superior no Estado, não foi aprovada num referendo. Alguns políticos federais tem proposto a criação de um ato baseado no Ato Homestead de 1862, para encorajar o assentamento de novos habitantes em regiões que atualmente estão perdendo habitantes, e encorajar habitantes já instalados nestas regiões a permanecerem, através de medidas tais como reduções em impostos, mas estes atos seriam rejeitados pelo Congresso americano. Muitos políticos da Dacota do Norte, enquanto isto, acreditam que melhores programas de desenvolvimento econômico irão eventualmente resolver o problema do declínio populacional do Estado.
Cidades da Dacota do Norte com população maior do que 5 mil habitantes, e sua população, segundo os dados do censo americano de 2000.

Fargo - 90 607
Bismarck - 55 502
Grand Forks - 49 366
Minot - 36 583
Mandan - 16 718
Dickinson - 16 010
Jamestown - 15 527
West Fargo - 14 940
Williston - 12 512
Wahpeton - 8 586
Devils Lake - 7 245
Valley City - 6 826

Fonte: wikipédia
 
Topo