Portal Chamar Táxi

Dengue: DGS recomenda medidas de prevenção na Madeira

Satpa

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Gostos Recebidos
1
Dengue: DGS recomenda medidas de prevenção na Madeira

As autoridades de saúde estão a alertar para o aumento de número de mosquitos portadores das febres de dengue e amarela na ilha da Madeira, razão pela qual estão já ser tomadas medidas de prevenção para que esta espécie de mosquito não chegue a outras regiões do País.

«O aquecimento global é um fenómeno que pode alterar a multiplicação de mosquitos no globo nos admitimos que este fenómeno possa favorecer o aparecimento ou o reaparecimento de mosquitos que entretanto desapareceram», explicou, à SIC, o Director-geral Saúde, Francisco George.

O canal de televisão recorda que o mosquito responsável pela transmissão de doenças como o dengue e a febre amarela vive e reproduz-se em ambientes com água, sendo que só as fêmeas transmitem a doença, porque só elas se alimentam de sangue humano para amadurecer os ovos.

Neste momento, importa destruir ovos, larvas e exterminar os mosquitos adultos medidas de prevenção para evitar que se multiplique por outras regiões do país.

«As mercadorias que entram nos barcos devem evitar ter colecções de água. No que respeita aos aviões, recomendamos que sejam pulverizados, na perspectiva de eliminar insectos adultos que possam ter entrado na aeronave, quer na parte da cabine, quer na parte da carga», afirma Francisco George.

Entretanto, já a partir de 1 Novembro, todos os aviões e barcos que viajem do arquipélago da Madeira para os Açores ou para o continente vão passar a utilizar de forma criteriosa insecticidas.

A SIC recorda que são diagnosticados 15 casos de dengue por ano em Portugal, todos contraídos em países tropicais.

DD

F.B.I.

GF Ouro
Entrou
Out 1, 2006
Gostos Recebidos
0
isto é mesmo complicado pois sei que uma mordidela
destes mosquitos causa logo uma inflamação em certas pessoas
pois eu ja não me acontece nada mas de vez em quando sou
mordido por estes mosquitos que ja chateia.:shy_4_02:
espero bem que a direcção regional de saude resolve este