• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Depois de Aline… Bernard. Tempestade chega no domingo a Portugal

kok@s

GForum VIP
Entrou
Dez 9, 2019
Mensagens
6,511
Gostos Recebidos
366

É esperado um agravamento do estado do tempo já esta sexta-feira no arquipélago da Madeira, que chegará a Portugal Continental no domingo.


Depois de Aline… Bernard. Tempestade chega no domingo a Portugal





Depois da depressão Aline, uma nova tempestade está a aproximar-se de Portugal Continental, onde deverá chegar já no domingo, dia 22 de outubro, segundo as previsões divulgadas esta sexta-feira pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).



“Bernard é o nome atribuído pelo IPMA a uma depressão que às 12h00 de dia 20 está centrada a oeste do arquipélago dos Açores, e que se irá deslocar gradualmente para sueste e em fase de cavamento em direção ao arquipélago da Madeira”, começou por descrever o organismo, em comunicado.


Na mesma nota, o IPMA deu conta de que, no sábado, pelas 18h00, a depressão à qual está “associada uma massa de ar quente, húmido e instável” estará a cerca de 160 quilómetros do nordeste do Funchal, “deslocando-se posteriormente para nor-nordeste, em direção à costa sul de Portugal Continental, a partir de dia 22”. Progredirá, depois, “para nor-nordeste ao longo da Península Ibérica”, de acordo com a entidade.


Nessa linha, o IPMA previu, a partir da tarde desta sexta-feira, “um agravamento do estado do tempo no arquipélago da Madeira, que se traduz nomeadamente no aumento significativo da intensidade do vento, que será de sudoeste forte, com rajadas da ordem de 100 km/h, e nas regiões montanhosas, da ordem de 120 km/h, a rodar gradualmente para noroeste a partir do final da tarde”.


Por seu turno, a precipitação “será persistente e por vezes forte, com maior impacto nas regiões montanhosas, na costa sul da ilha da Madeira, e na parte oeste da costa Norte, onde poderá ser ocasionalmente acompanhada de trovoadas”.


A partir da tarde de sábado e até ao final de domingo, contudo, é esperado um aumento da agitação marítima, “com ondas do quadrante oeste com 4 a 5 metros, aumentando para 5 a 6,5 metros nas costas norte e na ilha de Porto Santo”.


“No dia 22, com a aproximação da referida depressão a Portugal Continental, e de acordo com os últimos dados dos modelos, prevê-se precipitação forte, e localmente muito intensa no Algarve e Baixo Alentejo a partir da manhã, assim como um aumento da intensidade do vento, e condições favoráveis à ocorrência de trovoadas e rajadas fortes”, complementou.


Estas condições meteorológicas estender-se-ão ao Centro e Sul “com o deslocamento gradual da depressão Bernard”, devendo atingir a região Norte no final do dia, ainda que “com menor impacto”.


Também está, por isso, previsto “um aumento da agitação marítima na costa sul do Algarve a partir da tarde de dia 22, com ondas de sueste com 3 a 4 metros de altura significativa, passando gradualmente a ondas de sudoeste”.


“Devido a esta situação meteorológica, foram emitidos avisos laranja de rajada, precipitação e agitação marítima para o arquipélago da Madeira, que irão ser atualizados ao longo do tempo, aconselhando-se o acompanhamento das previsões meteorológicas e a precaução de situações de vulnerabilidade ao estado do tempo”, indicou o IPMA, que salientou que existe “alguma incerteza no posicionamento da depressão Bernard, o que se traduz igualmente na maior ou menor severidade da situação”.


Nessa linha, foram também lançados “avisos de precipitação de forma conservativa em Portugal Continental, optando-se inicialmente por avisos amarelos de precipitação para as regiões do Centro e Sul, e de rajada e agitação marítima para o Algarve, que irão ser atualizados ao longo do tempo”.




nm
 
Topo