Portal Chamar Táxi

Notícias Depois do apagão, roubo de cabos elétricos afeta circulação de comboios na linha de alta velocidade em Espanha

Roter.Teufel

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Out 5, 2021
Mensagens
54,375
Gostos Recebidos
1,527
Depois do apagão, roubo de cabos elétricos afeta circulação de comboios na linha de alta velocidade em Espanha

img_932x621uu2025-03-31-07-33-58-2201205.jpg


Pelo menos 30 comboios sofreram atrasos desde o final do dia de domingo.

O roubo de vários cabos elétricos de comboios, em Espanha, está a afetar a circulação ferroviária entre Madrid e Sevilha, desde domingo. Pelo menos 30 comboios sofreram atrasos desde o final do dia de domingo.

Os roubos ocorreram em quatro pontos diferentes da linha de alta velocidade AVE, entre Madrid e Sevilha, avança o jornal espanhol El País.

Às 6h00 locais (5h00 em Portugal continental), 16 comboios e cerca de seis mil passageiros ainda sentiam os efeitos do roubo. Alguns comboios registaram mais de duas horas de atraso.

A empresa ferroviária RENFE afirmou que a circulação iria estar normalizada a partir das 9h30 locais (8h30 em Portugal), num comunicado publicado na rede social X. A partir dessa hora, os comboios retomaram a circulação entre Madrid e Andaluzia, com alguns atrasos.

"Ao longo do dia, o serviço tenderá a voltar ao normal", explicou a empresa na mesma rede social.

O ministro dos Transportes espanhol, Óscar Puente, disse que o roubo foi "uma ação bastante coordenada". "Quem o fez, sabia ao que ia, porque é uma zona onde não há câmaras. Uma zona onde não há praticamente nada", explicou o ministro.

Segundo Puente, o material roubado é um "cabo de segurança que monitoriza os trilhos e permite saber a localização dos comboios a todo o momento" e "quando é roubado, deixa os trilhos cegos".

Correio da Manhã
 
Topo