Portal Chamar Táxi

Depressões sazonais

migel

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
15,631
Gostos Recebidos
0
Depressões sazonais

cabeca.jpg

Duches prolongados ajudam na prevenção Despertadores com luz que simulam o amanhecer e duches prolongados são métodos que, na opinião es especialistas, ajudam no tratamento de pessoas com depressões sazonais, que ocorrem maioritariamente na passagem do Outono para o Inverno.
Estes despertadores tentam imitar o nascer do sol, produzindo uma luz que vai aumentado de intensidade.
A neurologista Teresa Paiva explicou à agência Lusa que a luz "tem um feito antidepressivo".
Além disso, estes despertadores são também recomendados nos casos das pessoas que adormecem muito tarde porque a luz recebida nas primeiras horas da manhã antecipa depois o sono à noite.
Embora não existam no mercado português, estes aparelhos podem ser comprados pela Internet e são já prescritos pelos métodos portugueses.
Nas depressões sazonais, o psiquiatra Ricardo Gusmão, responsável da Aliança Europeia Contra a Depressão, recomenda igualmente que se "abuse dos duches".
O fluxo prolongado de água leva à ionização negativa do ar, baixando a percentagem de partículas nocivas, que oxidam o organismo.
Segundo o médico, vários estudos têm demonstrado que o efeito de ionização negativa provocado pelo vapor de água quente melhora o rendimento psicofísico e alivia o cansaço.
Em relação à fototerapia e à ionização negativa, um estudo publicado há dois anos no American Journal of Psychiatry concluiu que 57,1 por cento de doentes com perturbações sazonais melhoraram quando expostos durante 10 minutos a uma luz branca projectada a 31 centímetros da cabeceira.
A análise mostrou também que 49,5 por cento dos doentes viram os seus sintomas regredirem quando sujeitos à simulação da luz natural do entardecer, enquanto 47,9 por cento reagiram positivamente a uma atmosfera com ionização negativa de alta densidade.
Além destas receitas, o psiquiatra Ricardo Gusmão aconselha também a "higiene do sono", que passa por as pessoas se deitarem e levantarem sempre à mesma hora, apenas com uma tolerância de 30 minutos.
As depressões sazonais ocorrem na transição da Primavera-Verão e na passagem do Outono-Inverno e estão relacionadas com a alteração do ciclo vigília-sono, essencialmente motivado pela mudança do número de horas de luz do dia. contudo, o diagnóstico de depressão sazonal não é fácil de fazer porque implica a repetição de episódios. Este tipo de depressão diferencia-se da depressão clássica pela sua recorrência nas passagens de estação do ano e caracteriza-se pela sonolência excessiva, aumento de apetite e de peso, cansaço e desvitalização, explicou o médico.
Para tratar este tipo de depressões atípicas é ainda necessária a utilização de antidepressivos específicos, admitem Ricardo gusmão e Teresa Paiva.
A depressão sazonal de Inverno é mais comum no hemisfério Norte, onde as noites são amiores, mas em Portugal os especialistas têm a ideia de que a prevalência é menor quando comparada com outros países.
Apesar de menos comum, na passagem para o Verão as pessoas mais vulneráveis a depressões podem sentir episódios de euforia (hipomania).

Fonte:Atlântico Expresso

 
Topo