Portal Chamar Táxi

Descoberta a identidade do graffiter mais conhecido do mundo

Mr.T @

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Fev 4, 2008
Gostos Recebidos
0
O jornal britânico The Mail On Sunday diz ter descoberto a identidade do misterioso artista Banksy
Segundo o jornal, o artista urbano, autor de vários graffitis, é Robin Gunningham, de 34 anos, um ex-aluno de um colégio privado.

O jornal diz que identificou Banksy a partir de uma fotografia de um homem ajoelhado com uma lata de tinta spray, tirada na Jamaica há quatro anos.

Banksy, cuja identidade nunca foi revelada oficialmente, é conhecido pelos seus desenhos de teor político em edifícios públicos da capital britânica e noutras partes do mundo.

O artista também realizou façanhas como substituir 500 CDs de Paris Hilton por versões ‘alternativas’ em lojas espalhadas pelo Reino Unido e colocar uma réplica em tamanho natural de um prisioneiro da base americana na Baía de Guantanamo na Disneylândia, em Los Angeles.

Uma porta-voz do artista recusou-se a comentar a reportagem do jornal britânico: «Estamos sempre a ser contactados por causa de histórias como esta», disse. «O que vou dizer é o que digo sempre, eu nunca confirmo ou nego as histórias».

Até agora, a única coisa que se sabe de Banksy é que o artista nasceu e cresceu na cidade britânica de Bristol.

Scott Nurse, um ex-aluno da escola de Gunningham, a Bristol Cathedral School, disse ao jornal que o seu colega era «extremamente talentoso nas artes». «Eu não ficaria surpreendido se ele fosse mesmo o Banksy» , disse.

Luke Egan, um artista que já realizou uma exposição conjunta com Banksy, inicialmente disse que não conhecia Gunningham, mas depois admitiu que partilhou um apartamento com ele.

O pai de Gunningham, Peter, disse que não reconhecia a pessoa na fotografia do The Mail On Sunday, e a mãe, Pamela, negou ter um filho.

A fotografia tirada na Jamaica pelo fotógrafo Peter Dean Rickards apareceu pela primeira vez na Internet e em seguida no jornal The Evening Standard em 2004.

Na época, o agente de Banksy, Steve Lazarides, disse à revista The New Yorker que a fotografia não era do seu cliente.

Mas Colin Saysell, um polícia que trabalha na prevenção de graffitis em Bristol e que seguiu Banksy durante anos, disse que a foto era legítima.

Dois anos depois, o artista insistiu que o público nunca iria descobrir a sua identidade. «Não tenho interesse em que saibam quem eu sou» , disse à revista Swindle.

«Estou apenas a tentar fazer com que os desenhos apareçam bem, eu não quero fazer com que eu mesmo apareça bem»,afirmou ainda. «Além disso, de certeza que a realidade ia ser uma decepção terrível para alguns miúdos de 15 anos» , disse Banksy.

SOL com agências:right: