Luz Divina
GF Ouro
- Entrou
- Dez 9, 2011
- Mensagens
- 5,985
- Gostos Recebidos
- 0
Descoberto mecanismo que determina como se “herdam” doenças

Há muito que está provado que hábitos alimentares indesejáveis, o abuso de estupefacientes e álcool, a exposição a produtos tóxicos e o desequilíbrio emocional do pai e da mãe podem afetar o desenvolvimento da saúde dos filhos, mesmo antes do nascimento. Mas este fenómeno é também observável entre avós e netos, só ainda não estava determinado como.
Agora, investigadores da Universidade de McGill (EUA) concluíram que as proteínas denominadas histonas – que estão presentes nos espermatozoides – podem ter um papel importante na “herança” de algumas doenças. É que apesar de as histonas serem distintas do ADN, estas combinam-se com ele durante a formação da célula, atuando como uma bobina em torno da qual o código genético se enrola.
De forma a testar a sua teoria, de acordo com o portal “Alert”, os investigadores criaram ratinhos com informação bioquímica das histonas ligeiramente alterada durante a formação dos espermatozoides. Verificou-se que havia consequências nefastas para a descendência, tanto em termos de desenvolvimento como de sobrevivência. Adicionalmente, os investigadores constaram que estes defeitos ou problemas poderiam estar presentes nas gerações vindouras.
“Estes resultados são notáveis, porque indicam que há informação para além do ADN que está envolvida na hereditariedade. O estudo destaca o papel fundamental que os pais desempenham na saúde dos filhos e até dos netos. Uma vez que modificações químicas nas histonas são suscetíveis a exposições ambientais, este trabalho abre novas vias de investigação para a possível prevenção e tratamento de várias doenças, que afetam a saúde ao longo de gerações”, conclui uma das coautoras do estudo, Sarah Kimmins.
paisefilhos