kokas
Banido
- Entrou
- Set 27, 2006
- Mensagens
- 40,722
- Gostos Recebidos
- 3
Programa lançado em abril para maiores de 30 anos sem trabalho há mais de 12 meses já recebeu quase mil candidaturas. Apoio à contratação de jovens abrangeu 91 mil pessoas.
O programa de estágios profissionais lançado em abril para desempregados com idades superiores a 30 anos recebeu até agora 980 candidaturas. Dados facultados ao DN/Dinheiro Vivo pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) indicam ainda que o programa de estágios para mais jovens e os apoios à contratação abrangeram neste ano já quase 91 mil pessoas.
Dirigido a desempregados de longa duração (ou seja, a pessoas que estão sem trabalho há mais de 12 meses), o Reativar veio alargar a possibilidade de pessoas mais velhas poderem ser abrangidas pelo regime de estágios profissionais apoiados pelo IEFP e que aí estavam reservadas aos mais jovens. Têm a duração de seis meses, durante os quais é concedido um apoio que varia entre os 419,22 euros e os 691,7 euros brutos.
Na resposta às questões do DN/Dinheiro Vivo, o IEFP refere ter recebido 980 candidaturas, não especificando, contudo, se todas preenchem os requisitos necessários.
Já o programa de Estágios-Emprego abrangeu desde o início do ano 56 704 pessoas - um número semelhante aos registado nos primeiros sete meses de 2014. Dirigido a pessoas com menos de 30 anos, estes estágios visam promover a inserção dos mais jovens no mercado de trabalho e a reconversão profissional dos de-sempregados.
Segundo o IEFP, a taxa de empregabilidade dos jovens que passam por estes estágios ronda os 70%. Ana L., 24 anos, com uma licenciatura em Design, é uma das pessoas que passaram por um destes estágios e que, no final, viu a empresa oferecer-lhe um contrato de trabalho. Para já o contrato é de seis meses, mas a expectativa é que passe depois para os quadros da empresa.
dn