• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Desligar parte "frigorífico" de um combinado

Byka

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 20, 2014
Mensagens
3
Gostos Recebidos
0
Boa noite a todos!

Tenho um combinado embutido que já estava na casa que é arrendada mas como já tinha um, desde que me mudei tenho usado como armário. Agora por falta de espaço no meu congelador queria começar a usar só a parte de "congelador" no que esta embutido. A questão é que este da marca ariston só tem um pequeno botão que controla as 2 partes que vai desde 1 a 5. Alguém sabe de uma forma de fazer funcionar só a parte de congelador??

Desde já obrigada! :)
 

mrsat

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 15, 2007
Mensagens
842
Gostos Recebidos
1
Boa noite a todos!

Tenho um combinado embutido que já estava na casa que é arrendada mas como já tinha um, desde que me mudei tenho usado como armário. Agora por falta de espaço no meu congelador queria começar a usar só a parte de "congelador" no que esta embutido. A questão é que este da marca ariston só tem um pequeno botão que controla as 2 partes que vai desde 1 a 5. Alguém sabe de uma forma de fazer funcionar só a parte de congelador??

Desde já obrigada! :)

Boas

Infelizmente nesse tipo de frigorífico mais económico, a serpentina que passa no congelador é a mesma que passa na parte normal.

Esse sistema mais económico prevê que o gás a temperaturas baixas, passe primeiro na zona do congelador (comprimento mais elevado de tubagem, para absorver o máximo de temperatura -22 -18º), e por fim esse mesmo gás (que já captou alguma energia congelador ) passe numa zona tubagem de menor comprimento interior frigorífico onde a temperatura já é bastante mais elevada.

Uma das hipóteses era instalar uma válvula derivadora, mas isso em geral implica corte/soldar tubos de cobre, e voltar a encher o sistema com gás.
 

jsousa22

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jul 29, 2014
Mensagens
20
Gostos Recebidos
0
boa tarde se o combinado tiver dois compressores pode desligar-se o compressor que não se quer utilizar se só tiver um compressor não há nada a fazer senão manter os dois compartimentos a funcionar.
 

Byka

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 20, 2014
Mensagens
3
Gostos Recebidos
0
Obrigada pelas respostas! :)
Só mais um pergunta... como sei se o combinado tem 1 ou 2 compressores?
 

jsousa22

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jul 29, 2014
Mensagens
20
Gostos Recebidos
0
Boa tarde na parte de tras do frigorifico estão os compressores e os condensadores 1 ou 2 conforme os casos.
 

mrsat

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 15, 2007
Mensagens
842
Gostos Recebidos
1
Obrigada pelas respostas! :)
Só mais um pergunta... como sei se o combinado tem 1 ou 2 compressores?

Boas

Se o combinado têm apenas 1 botão de regulação de temperatura, então tem apenas uma sonda, logo terá apenas um compressor.


Depois tem combinados com dois botões de controlo temperatura independentes (2 sondas), e aí pode ter duas versões:

1- Com 1 compressor e válvula de passagem/derivação, serpentina de frigorífico e de congelador (neste caso ao ajustar 1 regulador para Zero, em geral a válvula corta esse circuito).

2- Com 2 compressores, 1 para o circuito de congelador e outro para o circuito do frigorífico. Neste ultimo caso pode desligar 1 compressor (Exemplo: útil para descongelar arca)

Boa pesquisa
 

Almeida52

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mar 14, 2014
Mensagens
3
Gostos Recebidos
0
Boa tarde. Penso que não seja possível, pois esse tipo de frigoríficos só com um compressor é complicado porque o frio para ambas as partes é controlado por uma válvula de (duas) vias controlada pela carta de comando. Um abraço.
 
Topo