• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Despiste na A23 mata dois tropas

Rotertinho

GF Ouro
Entrou
Abr 6, 2010
Mensagens
7,883
Gostos Recebidos
8
Abrantes: Jipe transportava quatro militares da Escola Prática de Cavalaria
Despiste na A23 mata dois tropas

Um jipe Defender da Escola Prática de Cavalaria, de Abrantes, despistou-se ontem na A23, provocando a morte de dois militares e ferimentos graves noutros dois. O acidente deu-se às 13h45, no quilómetro 18 da A23, junto ao nó de ligação ao IC3, na altura em que os quatro praças se deslocavam para o reconhecimento de uma zona onde amanhã estava previsto um treino.

Segundo o CM apurou, o condutor perdeu o controlo do veículo, que embateu com grande violência contra o separador central da auto-estrada, capotando por duas vezes.

Faleceram no acidente Vanessa Prezado, de 21 anos, natural de Tubaral, Abrantes, e Filipe Mouro, de 22 anos, residente em Santa Eulália, Elvas (ver caixa ao lado). Os outros dois praças – Sérgio Maquinista e Luís Ferreira – ficaram feridos. Inicialmente transportados para o Hospital de Abrantes, foram depois para Santa Maria, Lisboa. Sérgio Maquinista, levado no helicóptero do INEM, tem lesões neurológicas e está em "estado muito grave". O outro praça sofreu escoriações e, ao fim da noite, o seu estado era considerado "semigrave".

Quando os bombeiros chegaram ao local encontraram um cenário dantesco, dentro e fora do veículo. A militar falecida foi cuspida na altura em que o jipe circulou desgovernado e foi encontrada a 40 metros do local onde a viatura ficou imobilizada. "Os outros três ocupantes ficaram encarcerados no interior do veículo. Um acabou por não resistir aos ferimentos", disse ao CM Carlos Gonçalves, comandante dos Bombeiros Voluntários de Vila Nova da Barquinha.

O tenente-coronel Helder Perdigão, porta-voz do Exército, confirmou que os militares "iam fazer um reconhecimento" e que já foi ordenada a abertura de um inquérito "para apurar as causas do sinistro". "A viatura era nova e o condutor tinha experiência", adiantou o oficial.

PORMENORES

INQUÉRITO

O Exército ordenou a abertura de um inquérito com vista a apurar as circunstâncias em que se deu o acidente.

A23 CORTADA

A auto-estrada esteve cortada duas horas, no sentido Este-Oeste, para assistências às vítimas e remoção do veículo sinistrado.

MEIOS DE SOCORRO

Prestaram socorro no local 28 bombeiros das corporações de Vila Nova da Barquinha e Constância, auxiliados por oito viaturas e uma equipa do INEM.

"ERA UMA JOVEM ALEGRE E AMIGA DE TODA A GENTE"

A notícia da morte de Vanessa Prezado rapidamente chegou à aldeia de Tubaral, freguesia de Alvega, em Abrantes, a poucos quilómetros do local onde se verificou a tragédia. Na casa onde residia a jovem o ambiente transformou-se em dor e consternação quando militares do Exército deram a notícia do seu falecimento. "Era uma jovem muito alegre e amiga de toda a gente. Foi uma tragédia que aconteceu na nossa terra", referiu ao CM Helena Catarino, residente em Alvega. "Sempre quis ser militar e andava feliz", adiantou um amigo. O Exército disponibilizou apoio psicológico às famílias dos militares falecidos e está a tratar dos pormenores burocráticos para os funerais. Os corpos das vítimas mortais foram transportados para o Instituto de Medicina Legal de Tomar, onde serão autopsiados.

"AINDA ONTEM FALEI COM O MEU RICO MENINO"

A pequena localidade de Santa Eulália, no concelho de Elvas, não encontrava explicação para a morte do jovem filho da terra, Filipe Mouro, de 22 anos. "O meu rico menino! Não é verdade! Ainda ontem falei com ele", eram as únicas palavras que ecoavam pela rua onde reside a sua família mais chegada. Na aldeia vivia-se um enorme clima de consternação e dor. "Era um jovem tão bom, tão amigo de todos. Custa a acreditar que isto aconteceu", referiu ao CM um amigo da vítima. Filipe tinha entrado recentemente para o Exército e há largos anos que fazia parte do Grupo de Forcados Amadores de Santa Eulália.


Correio Manha
 
Topo